quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Casa das Histórias abre calendário do Novembro Salvador Capital Afro com exposição sobre Revolta dos Malês

Abrindo a programação do Novembro Salvador Capital Afro, com um mês inteiro dedicado à celebração e à valorização da cultura afrodiaspórica da cidade, a exposição ‘Ecos Malês’ está disponível para visitação a partir desta sexta-feira (1º) na Casa das Histórias de Salvador (CHS), no bairro do Comércio.

A mostra segue até o mês de maio, reunindo ecos de um dos maiores e mais representativos levantes liderados por africanos escravizados e libertos na história do Brasil, ocorrido em janeiro de 1835. A entrada está sendo gratuita nesse dia de abertura.

A exposição tem curadoria de João Victor Guimarães, co-curadoria de Mirella Ferreira e reúne 114 obras de 48 artistas, sendo que 12 deles integram o coletivo Arquiteturas da Revolta.

As peças estão reunidas no 4º andar do edifício e envolvem esculturas, pinturas, fotografias, gravuras, site specific de paredes de adobes, macumbas pictóricas, que é como o artista Cipriano se refere à própria obra, bandeiras, patuás e videoperformance, divididas em três núcleos: Encontrar, Ruas da Revolta, e Inventar (Liberdade e Defesa).

01 de novembro de 2024, 16:15

Compartilhe: