quinta-feira, 7 de maio de 2026

Casos de feminicídio na Bahia reduzem 13% em 2021, diz SSP

Foto: Alberto Maraux/SSP

Da Redação

Dados da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) indicam que, de janeiro a setembro de 2021, os casos de feminicídio tiveram redução de 13% no estado, em relação ao mesmo período do ano passado. Os registros caíram de 76 para 66.

Neste domingo, (10), é celebrado o Dia Nacional de Luta Contra a Violência contra a Mulher. Segundo a SSP, o trabalho conjunto das polícias Militar e Civil tem resultado na redução dos demais índices de violência doméstica no estado.

De janeiro a agosto deste ano, o número de lesões corporais dolosas passou de 7.464 para 5.801, e o de estupro de 207 para 155 casos. As ameaças decresceram de 11.830 para 9.539. Todos esses registros foram classificados com base na Lei Maria da Penha.

O secretário da SSP, Ricardo Mandarino, reforçou a importância do envolvimento de toda a sociedade no combate à violência de gênero. “Ainda que, graças ao trabalho das polícias, esses índices estejam em queda, são números alarmantes que mostram a necessidade de uma mudança de postura de toda a sociedade. Precisamos derrubar essa cultura agressora e machista que vítima as mulheres em todo mundo, e só alcançaremos esse objetivo através da educação e do estímulo ao respeito”, afirmou o gestor.

A Operação Ronda Maria da Penha realizou, de janeiro a setembro deste ano, na Bahia, a prisão em flagrante de 129 agressores, além do encaminhamento de 318 homens à delegacia para prestarem esclarecimentos. Mais de 25 mil fiscalizações de medidas protetivas – espécie de visitas às mulheres atendidas pela unidade especializada – foram realizadas, atendendo a um público feminino de 6.641 pessoas.

A ORMP, presente em 22 municípios baianos, também atua de forma educativa na promoção de encontros e realização de palestras com homens com o objetivo de informar e conscientizar sobre atitudes machistas e violentas e as consequências judiciais desses atos.

A unidade da Polícia Militar trabalha em conjunto com as mais de 15 Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher da Polícia Civil (Deams) e quatro Núcleos Especiais da Atendimento à Mulher (Neams) espalhadas no estado, que oferecem atendimento especializado às vítimas na formalização das ações e denúncias, bem como na solicitação de medidas protetivas e investigação dos casos.

Recentemente, a Polícia Civil também passou a oferecer o atendimento itinerante, através da Deam Móvel – ônibus com equipes especializadas que circula os municípios baianos – oferecendo o serviço específico. O órgão registrou ainda 708 representações de medidas protetivas até agosto.

As baianas vítimas de violência também contam com a Delegacia Digital (www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br) para formalizar registros de violência doméstica de forma online, serviço estendido para turistas.

Qualquer pessoa pode denunciar a violência doméstica a acionar a presença policial através do 190.

10 de outubro de 2021, 15:42

Compartilhe: