CCJ da Câmara abre prazo para Carla Zambelli apresentar defesa no processo de cassação

Da redação
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados abriu nesta segunda-feira (23) o prazo para que a deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) apresente sua defesa no processo de cassação de seu mandato. A partir de terça-feira (24), a parlamentar terá cinco sessões para protocolar sua defesa escrita e indicar provas.
O processo é relatado pelo deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), que foi designado na semana passada. Cabe à CCJ emitir um parecer favorável ou contrário à cassação. O parecer será posteriormente analisado pelo plenário da Câmara, onde a perda do mandato precisa ser aprovada por, no mínimo, 257 deputados.
Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio por invadir o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e teve pena fixada em dez anos de prisão. Após a sentença, ela fugiu para a Itália, onde tem cidadania. O ministro Alexandre de Moraes decretou sua prisão preventiva por fuga e, atualmente, Zambelli está incluída na lista de procurados da Interpol, enquanto tramita o pedido de extradição. Além disso, suas redes sociais e as de seus familiares foram bloqueadas por decisão do STF. Com informações do Estadão.