segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Centrais das Águas: Bahia lança programa para abastecimento de água em municípios do Semiárido baiano

Foto: Gilson Barbosa/Ascom SDR

Da Redação

O município de Ribeira do Pombal foi palco, na última sexta-feira (19), do lançamento do Programa Centrais das Águas, uma iniciativa estratégica do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para garantir acesso a água tratada e fortalecer a gestão de sistemas de abastecimento no Semiárido baiano.

O projeto é realizado em parceria com a Embasa, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), com o objetivo de consolidar o modelo de gestão multicomunitária de sistemas de água. A proposta é profissionalizar a administração, ampliar a vida útil dos sistemas, reduzir doenças de veiculação hídrica, preservar mananciais e fortalecer associações comunitárias.

A iniciativa vai trazer sustentabilidade e visibilidade ao modelo das Centrais, integrar as ações de saneamento rural desenvolvidas por diferentes órgãos do Estado e assegurar clareza nas atribuições de cada instituição envolvida. “O Centrais das Águas da Bahia vem para consolidar o modelo de gestão comunitária do abastecimento de água no meio rural. A estratégia garante regularidade, qualidade, gestão compartilhada e baixo custo para o acesso à água”, destacou o coordenador do Projeto Bahia que Produz e Alimenta, Ivan Leite Fontes.

Nesta primeira etapa serão implantadas três Centrais de Águas nos polos de Vitória da Conquista, Feira de Santana e Ribeira do Pombal, com investimento de US$ 40 milhões, por meio do Projeto Bahia que Produz e Alimenta (CAR/BIRD). A meta, no médio prazo, é chegar a dez Centrais de Águas em todo o Estado, com novas unidades previstas para os polos de Jequié, Itabuna, Barreiras e Teixeira de Freitas.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, “levar água tratada e segurança hídrica para milhares de famílias do Semiárido baiano é investir de forma direta na vida do povo. A iniciativa fortalece associações locais, promove gestão profissional dos sistemas de abastecimento e garante saúde, qualidade de vida e preservação ambiental. É uma política que une produção, cidadania e cuidado, para construir uma Bahia mais justa e resiliente”.

Bahia que Produz e Alimenta

O principal objetivo do projeto é impulsionar o desenvolvimento rural sustentável, promovendo a melhoria da infraestrutura, a capacidade de gestão e a produtividade das comunidades atendidas. Além disso, a iniciativa aumenta a resiliência às mudanças climáticas e amplia o acesso aos serviços de água em áreas rurais, por meio de assistência técnica, inovação e gestão de recursos voltados para organizações produtivas, agricultores familiares, povos indígenas, comunidades quilombolas e outras populações tradicionais do campo baiano.

Com a implementação dessas Centrais de Águas, o programa se consolida como um dos maiores investimentos em segurança hídrica e desenvolvimento rural sustentável da Bahia, garantindo mais qualidade de vida, cidadania e consciência ambiental para milhares de famílias.

22 de setembro de 2025, 16:40

Compartilhe: