Chuvas em Salvador devem perder intensidade a partir de quarta-feira
Da Redação
A chuva que atinge a capital baiana desde sábado (23) deve diminuir a partir de quarta-feira (27) segundo informou o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo. Ele informou que a intensidade da frente fria vai reduzir, mas ainda podem ocorrer pancadas de chuva e períodos de tempo mais aberto, o que é relevante para a cidade, dada sua geologia complexa e as dificuldades em lidar com chuvas contínuas e intensas.
Nas últimas 48 horas, o acumulado de chuva superou a média histórica de novembro para a capital, que é de 108 milímetros. Desde ontem, a marca foi ultrapassada, e a Codesal registrou mais de 70 ocorrências. As equipes continuam em alerta para monitorar a situação.
Apesar da previsão de redução da chuva, o diretor alertou para a necessidade de cuidados contínuos. Mesmo após o fim da chuva, o solo permanece encharcado, o que pode causar riscos, como o deslizamento de terra, como ocorreu há 15 dias. Ele orientou a população a manter atenção nos próximos 48h a 72h para garantir a drenagem do solo e a segurança.