sábado, 15 de novembro de 2025

Cineasta brasileira desaparece após ser detida por autoridades de imigração nos EUA

Foto: Reprodução

Da Redação

A cineasta brasileira Bárbara Marques, que vive em Los Angeles, está desaparecida após ser detida por autoridades de imigração dos Estados Unidos durante uma reunião agendada com o Serviço de Cidadania e Imigração (USCIS). O encontro fazia parte do processo para obtenção do Green Card.

Segundo relatos do marido, Tucker May, Bárbara compareceu voluntariamente à reunião, realizada há mais de uma semana, mas não voltou a ser vista desde então. Em postagem nas redes sociais, ele afirmou que, ao final do encontro, depois de autoridades confirmarem que o processo tinha sido bem-sucedido, sua esposa foi separada do advogado que a acompanhava.

“O policial usou a desculpa de uma copiadora quebrada para induzi-la a se afastar do nosso advogado. Uma vez separada, ela foi presa. O motivo apresentado foi uma data perdida para o tribunal em 2019, da qual minha esposa nunca foi notificada”, escreveu Tucker, acrescentando que tem trabalhado com advogados para tentar reverter a situação.

May também denunciou que, após a detenção, Bárbara desapareceu ao ser transferida de unidade. “Na noite passada [sábado], ela foi levada da unidade de Adelanto para um destino não revelado, apesar de nosso advogado ter entrado com uma ordem de restrição temporária para impedir que isso acontecesse. Eles podem estar enviando-a para qualquer lugar do mundo e não temos como saber”, afirmou.

Bárbara Marques é diretora de curtas-metragens como Amor (2018), Cartaxo (2020) e Basement (2021). Amigos e familiares iniciaram uma mobilização online pedindo justiça, transparência e respeito aos seus direitos como imigrante e como ser humano.

29 de setembro de 2025, 13:00

Compartilhe: