quarta-feira, 16 de julho de 2025

Cirurgias de redução de mama pelo SUS crescem 47% na Bahia em 2025

Foto: Divulgação

Da Redação

A quantidade de cirurgias de redução de mama realizadas pela rede pública na Bahia registrou aumento expressivo em 2025. Até 7 de julho, foram contabilizados 519 procedimentos do tipo, número 47,4% superior ao total de 2024, quando foram realizadas 352 mamoplastias redutoras no estado.

Os dados são da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), que atribui o crescimento à ampliação do acesso a cirurgias especializadas por meio do SUS, especialmente após a inclusão do procedimento no programa estadual Saúde Mais Perto, a partir de março.

Destinado a mulheres com gigantomastia, condição caracterizada por crescimento excessivo das mamas, o programa atende pacientes com índice de massa corporal (IMC) abaixo de 30, critério que visa reduzir riscos cirúrgicos.

Além de melhorar a autoestima, a cirurgia é indicada para aliviar sintomas físicos como dores crônicas nas costas, ombros e pescoço, e ainda contribuir para a melhora da postura e da mobilidade.

Para ter acesso ao procedimento, a paciente precisa de indicação médica e deve estar cadastrada na Lista Única da Secretaria Municipal de Saúde. É necessário apresentar RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e a requisição cirúrgica.

A cirurgia está disponível em diversas cidades do estado, incluindo Salvador, Feira de Santana, Brumado, Nazaré, Porto Seguro e Camaçari. Entre as unidades que oferecem o procedimento estão o Hospital Estadual da Mulher, o Hospital Aristides Maltez, o Hospital 2 de Julho e a Maternidade Maria da Conceição de Jesus.

15 de julho de 2025, 16:10

Compartilhe: