Codesal inicia ciclo de simulados de evacuação em áreas de risco de Salvador
Da Redação
Como fase preparatória da Operação Chuva 2025, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) inicia nesta segunda-feira (27), na comunidade de Vila Picasso, na Capelinha de São Caetano, o ciclo de simulados de evacuação em áreas de risco da capital baiana.
Portando megafones, equipes da Codesal realizam a mobilização dos moradores para que saiam de suas casas quando a sirene, integrante do Sistema de Alerta e Alarme, for acionada, às 14h30, e se dirijam ao abrigo instalado na Escola Municipal Antônio Carvalho Guedes.
“O simulado de evacuação busca preparar a comunidade para o caso de alerta de chuvas fortes que podem ocasionar deslizamentos de terra, alagamentos e soterramentos. A ação também visa estimular o protagonismo das lideranças comunitárias que devem atuar de forma preventiva para salvar vidas”, explica o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo.
A subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana, ressalta que “a colaboração de voluntários que integram o Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) da comunidade é fundamental pois são eles que vão alertar os moradores a deixarem suas casas e se dirigirem para os pontos de apoio da região em época de instabilidade climática”.
Ainda segundo ela, o mapeamento das rotas de fuga nas áreas de risco é feito antecipadamente com base em informações obtidas nas próprias comunidades. “Por esta razão, a participação do grupo é indispensável nas ações preventivas de modo a evitar situações de risco”.
Até o dia 4 de fevereiro, serão realizados simulados envolvendo as comunidades da Baixa do Cacau (dia 28), Bom Juá (29), Calabetão (30), Voluntários da Pátria (31), Moscou I e II (3) e Bosque Real (4).