Com apresentação do padre Fábio de Melo, Festa de Santa Dulce terá 13 dias de programação em agosto
Da Redação
A Prefeitura de Salvador e as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) apresentaram nesta quarta-feira (17) a programação da Festa de Santa Dulce dos Pobres, que será realizada entre os dias 1º e 13 de agosto. Com o tema “Impulsionados pela Oração, com Santa Dulce dos Pobres, Sejamos Instrumentos da Paz Cristã”, o evento inclui a realização de missas, apresentações musicais, quermesse e procissões.
Como nos anos anteriores, o palco principal da festa será o Santuário Santa Dulce dos Pobres e o Largo de Roma, onde será realizada uma apresentação do padre Fábio de Melo, no dia 12, às 20h.
No ano passado, a festa reuniu 80 mil pessoas e envolveu 322 artistas. Na ocasião foram gerados mais de 2 mil postos de trabalho diretos e indiretos, além de 90 expositores. Na área religiosa, foram realizadas 48 missas, três procissões, uma missa campal, além de visitações, carreata e motociata, entre outras atividades.
O subsecretário de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Walter Pinto Júnior, ressaltou que a festa estimula o turismo religioso na capital baiana. “Pelo terceiro ano consecutivo, vamos comemorar aqui em Salvador a canonização da Santa Dulce dos Pobres. O ponto alto dessa comemoração é a apresentação do Padre Fábio de Melo, que ocorrerá aqui no Largo de Roma, próximo ao Santuário. Estamos fazendo toda a infraestrutura adequada, bem como a quermesse também que vai acontecer aqui. E aí gera emprego, gera renda com a venda de produtos de fiéis da própria Paróquia”, disse.
“O que deu certo nos últimos anos, estamos repetindo, estimulando muito esse turismo religioso. A festa do Senhor do Bonfim, que acontece em janeiro, por exemplo, já é conhecida mundialmente enquanto promoção desse segmento. E hoje a gente consegue também, durante esse período da trezena de Santa Dulce, ter uma marca registrada, atraindo fiéis do Brasil e também de fora do país para acompanhar essas comemorações”, acrescentou.
A superintendente da Osid, Maria Rita Pontes, afirmou que a devoção a Santa Dulce vem crescendo. “É uma santa da nossa geração, é uma devoção muito recente, com 5 anos de canonização. E a gente espera que ela possa tocar o coração das pessoas não só pela fé, mas também por todos os outros valores que ela praticou, como gratidão, simplicidade, humildade, perseverança, compaixão. A gente espera que cada vez mais as pessoas possam comungar desses valores que são tão necessários e tão importantes para nossa sociedade”, disse.
Reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres, o frei Ícaro Rocha destacou o legado da religiosa. “Para nós, Santa Dulce dos Pobres é o modelo de uma mulher que dedicou a sua vida à oração, tanto a oração contemplativa, voltando-se para Deus, quanto também no dia a dia, nos seus trabalhos, em seu atendimento aos mais necessitados. Então, com o coração alegre, nós iremos celebrar este tempo tão importante para o Santuário e para as Obras Sociais Irmã Dulce, porque nós estamos celebrando a nossa Padroeira e fundadora, aquela que deu início a todo esse legado, que ainda hoje damos continuidade: o amar e o servir”, afirma
Missas e serviços
A programação da Festa de Santa Dulce dos Pobres também terá como destaque as Santas Missas que serão realizadas no Santuário Santa Dulce dos Pobres, localizado também no Largo de Roma, de 1° a 12 de agosto (7h, 8h30, 12h e 16h); e a Missa Campal, que será celebrada no dia 13 de agosto (Dia Litúrgico de Santa Dulce), às 17h, na Praça Irmã Dulce, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha.
Além da cerimônia a céu aberto, o dia 13 também contará com missas no Santuário, no horário das 6h, 7h, 8h30, 10h, 12h e 14h. Outro destaque da programação é a Peregrinação com a Santa, ação que levará a imagem sagrada da Mãe dos Pobres a igrejas de Salvador entre os dias 15 de julho e 9 de agosto, das 7h às 20h.
Além das celebrações religiosas e das apresentações musicais, a programação de agosto no Largo de Roma – que será totalmente gratuita – contará com serviços no campo da saúde, como orientações para a prevenção de doenças, e oferta de serviços jurídicos.
Procissões
O período de homenagens ao Anjo Bom da Bahia será marcado também pela realização de procissões e carreata na capital baiana, com destaque para a Procissão dos Nós (12 de agosto, às 15h), que estenderá um grande cordão pelo Caminho da Fé, com saída do Santuário Santa Dulce dos Pobres em direção à Igreja do Senhor do Bonfim.
A agenda religiosa também inclui a Procissão da Memória (4 de agosto, às 8h), que sairá do Santuário Santa Dulce à Basílica da Conceição da Praia; a Procissão dos Arcos (9 de agosto, às 17h), com saída da Igreja do Bonfim e chegada no Santuário do Anjo Bom; e a Procissão Luminosa (13 de agosto, às 19h), com percurso pelo Caminho da Fé.
Já no dia 10 de agosto, às 14h, uma carreata levando a imagem peregrina sairá da Arena Fonte Nova em direção também ao Santuário Santa Dulce.