sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Com presença do governador Jerônimo Rodrigues, Feira de Santana ganha Centro de Excelência em Zootecnia

Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Da Redação

O governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta sexta-feira (26), da cerimônia de inauguração do Centro de Excelência em Zootecnia, em Feira de Santana. O equipamento, fruto de investimento superior a R$ 25 milhões realizado pelo Sistema CNA/Senar (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), marca um avanço para a educação técnica e o desenvolvimento sustentável da agropecuária baiana.

Instalado dentro do Parque de Exposições João Martins da Silva, o Centro conta com oito blocos estruturados para oferecer ensino e pesquisa de ponta. São salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática e de práticas, auditório para 250 pessoas, área de convivência e um pavilhão multiuso. A expectativa é de que cerca de mil estudantes sejam formados por ano em cursos técnicos e de nível superior. Entre as formações já confirmadas estão o curso de Zootecnia, além dos cursos técnicos em Agronegócio e Agricultura, e ainda um polo da Faculdade CNA, ampliando as oportunidades de qualificação para jovens e profissionais da região.

Durante o evento, o governador Jerônimo Rodrigues destacou o impacto do equipamento para a Bahia. “Esse Centro é um espaço estratégico para a pesquisa, inovação e formação de profissionais que vão fortalecer a agropecuária, especialmente no interior do estado. Tenho certeza de que nós faremos uma boa parceria com as universidades, com o Senar, com as associações de produtores rurais, o sindicato patronal, a agricultura familiar. A escolha de Feira de Santana foi muito acertada”, afirmou.

O presidente da CNA, João Martins, ressaltou a importância da escolha de Feira de Santana para sediar a iniciativa. “Este Centro foi pensado para aproximar produtores, estudantes e pesquisadores das práticas mais modernas de manejo animal e de inovações tecnológicas. A região tem grande potencial e agora passa a contar com um espaço que dialoga com as demandas do campo e do mercado”, explicou.

Parcerias estratégicas

A instalação do Centro em Feira de Santana abre caminho para novas parcerias com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura (Seagri) e da Secretaria da Educação (SEC).

Atualmente, já existem iniciativas realizadas conjuntamente com os órgãos, como o Plano ABC+ (2020-2030), que apoia a adoção de sistemas e práticas de produção sustentável, e o Programa Nacional de Sanidade das Abelhas (PNSAB), que capacitou técnicos agrícolas em diversas regiões do estado. Além disso, a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar já atua em diferentes segmentos da agropecuária baiana, levando orientação técnica, econômica e ambiental diretamente às propriedades rurais.

No campo das perspectivas, estão previstas novas parcerias para expandir a aplicação de inovações tecnológicas, práticas de gestão e políticas públicas inclusivas voltadas à produção rural, consolidando a Bahia como referência nacional ao sediar dois Centros de Excelência do Senar: o de Fruticultura, em Juazeiro, e agora o de Zootecnia, em Feira de Santana.

Integração com a rede estadual de ensino

A Secretaria da Educação mantém cursos técnicos em Agroecologia, Agronegócio, Agropecuária, Agricultura e Zootecnia em unidades escolares da rede estadual, alcançando mais de 13 mil estudantes em 147 municípios. No caso específico da Zootecnia, são 404 alunos matriculados em sete unidades localizadas em diferentes territórios de identidade.

Com a inauguração do Centro, Feira de Santana se firma como referência nacional em educação agropecuária, unindo esforços entre instituições privadas, entidades representativas do setor e o poder público estadual para qualificar mão de obra e fortalecer o campo baiano.

26 de setembro de 2025, 17:40

Compartilhe: