Combate à falsificação: Almacen Pepe adota política rigorosa para descarte de garrafas de bebidas
A recente onda de intoxicações provocadas por bebidas adulteradas com metanol reacendeu um alerta sobre o destino das garrafas de vidro após o consumo. Atento a essa realidade, o Almacen Pepe, no entanto, já adotava uma política rigorosa de descarte das garrafas das bebidas que comercializa em suas quatro lojas — Horto Florestal, Alphaville, Pituba e Shopping Barra.
Todas as garrafas não retornáveis consumidas nas unidades, que somam cerca de duas mil por mês, em média, são encaminhadas para a sede da importadora Carballo Faro, em Pirajá. De lá, todo o material segue para as cooperativas de reciclagem de Salvador, que são parceiras do Programa Vale Luz da Neoenergia Coelba.
De dezembro de 2024 até este mês, mais de 5 toneladas de vidro já foram entregues pelo Almacen Pepe ao Vale Luz. E o melhor: tudo é convertido em descontos na conta de energia da Apae Salvador, entidade escolhida pela empresa para ser beneficiada pelo programa.
O Vale Luz, iniciativa da Neoenergia Coelba regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tem como objetivo trocar resíduos sólidos recicláveis por descontos na conta de energia elétrica, estimulando o uso racional de recursos e o descarte ambientalmente correto.
O descarte inadequado de garrafas de vidro, especialmente de embalagens com rótulos e tampas originais, tem alimentado o mercado clandestino e facilitado a falsificação de marcas conhecidas. Existem relatos de garrafas usadas sendo revendidas na internet por até R$ 1, o que representa risco à população e contribui para o reaproveitamento indevido dessas embalagens.
“Não basta garantir a procedência e a qualidade das bebidas que comercializamos. É também nossa responsabilidade assegurar que essas embalagens tenham um destino seguro, contribuindo para reduzir os riscos de falsificação e os impactos ambientais. Essa sempre foi uma preocupação do Almacen Pepe”, afirma André Faro, sócio-administrador da empresa.
Com a adesão ao Vale Luz, o Almacen Pepe se tornou uma das poucas empresas do setor de alimentos e bebidas a integrar o programa na Bahia, mostrando que o descarte consciente é uma medida simples, mas fundamental, para proteger o consumidor e o meio ambiente.
#Com informações da assessoria de comunicação do Almacen Pepe.








