sábado, 6 de julho de 2024

Concessionária inicia sondagem de águas profundas para Ponte Salvador-Itaparica

Foto: Divulgação/GOVBA

Da Redação

A etapa de sondagem para a construção da Ponte Salvador-Itaparica ganhou um novo passo. Com o avanço dos estudos de águas profundas, as perfurações chegaram à praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa, nos trechos que possuem de 10 a 60 metros de profundidade.

Para analisar a viabilidade da execução da obra, a nova fase de estudos conta com o uso de uma balsa de grande porte com 75 metros de comprimento e área de convés de, aproximadamente, dois mil metros quadrados. Montado sobre a balsa está um equipamento de perfuração que veio da China que marca o início do intercâmbio tecnológico Brasil-China.

A concessionária que administra a construção do equipamento nomeia a etapa como “Sistema de Compensação de Ondas”. A empresa ainda explica que mesmo com ondulações ou tempo chuvoso, a perfuratriz extratora das amostras do solo fica sempre estabilizada.

O CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, Claudio Villas Boas, comenta que todo o diferencial tecnológico utilizado visa garantir a segurança e a excelência dos trabalhos.

“Um dos grandes legados desse investimento que estamos fazendo é o intercâmbio tecnológico gerado a partir das inovações chinesas que estamos trazendo para o Brasil. Haverá uma troca de conhecimentos importante entre os profissionais brasileiros e chineses que estão atuando em nosso projeto. Portanto, é nosso compromisso incorporar tecnologias de ponta ao trabalho desenvolvido pela Concessionária de modo a obter sempre os melhores resultados”.

Até o momento, a sondagem para a construção do equipamento já contratou 17 empresas baianas foram contratadas e 300 empregos diretos e indiretos, o que representa um investimento de R$ 160 milhões.

A concessionária ainda estima a contratação de 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios, ao longo das etapas da obra.

Sistema de Identificação Automática

Na etapa de sondagem em águas profundas, outra tecnologia garante a segurança e a comunicação entre embarcações e balsas: o Sistema de Identificação Automática. Utilizado no tráfego marítimo, ele identifica e localiza embarcações por meio da troca eletrônica de dados com outras embarcações próximas e estações-base.

03 de julho de 2024, 20:20

Compartilhe: