segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Consevitis-RS lança nova etapa da campanha nacional Vai de Vinho Brasileiro

Foto: Circle Lab/Divulgação

O Instituto de Gestão, Planejamento, Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) lança neste mês de agosto uma nova fase da campanha Vai de Vinho Brasileiro. Com o objetivo de seguir desmistificando o consumo de vinho, especialmente entre os jovens, o foco é a produção de conteúdos descontraídos e momentos de lazer, de forma que a linguagem contribua para a mudança de hábitos.

Em 2023/2024, um estudo exploratório e planejamento estratégico da comunicação, realizado por uma consultoria contratada, reforçaram a necessidade de despertar a curiosidade no novo consumidor, o que apontou a descontração e o lifestyle como elementos principais. Em 2025, a partir de uma pesquisa encomendada pelo Consevitis-RS em parceria com o Sebrae, a campanha dará seguimento ao objetivo, com foco no público 25-35 anos, especialmente feminino.

Segundo a pesquisa, divulgada no mês de maio, 70% dos entrevistados afirmaram ter consumido vinho brasileiro nos últimos seis meses e 66% realizaram alguma compra no período, com destaque para consumidores mais jovens (18 a 24 anos), especialmente mulheres, com maior escolaridade e renda, o que mostra que o vinho brasileiro está presente em momentos de celebração, lazer e bem-estar.

De acordo com a gerente de promoção para o mercado interno do Consevitis-RS, Cristina Carniel, a campanha é uma continuidade da edição 2024, porém com a estética atualizada. “A campanha traz uma estética dos anos 1990/2000, através das roupas e dos elementos de cena, e também dos elementos gráficos na construção das peças. A nostalgia evoca memórias para conectar o passado ao presente. Seja por meio da música ou outros símbolos, somos transportados de volta, muitas vezes para épocas e lembranças que guardamos com carinho. Temos percebido esse movimento em produções como séries”, destaca.

Desenvolvida pela agência e21, a campanha foi criada de forma a aumentar ainda mais o alcance obtido no ano passado, promover o setor vitivinícola e estimular o consumo consciente dos vinhos. As fotos e vídeos foram captados em Porto Alegre, e mostram jovens desfrutando da bebida em diferentes momentos de descontração com amigos, como noite de jogos, festa rooftop, sinuca bar e aquece antes da balada.

A campanha terá forte presença digital, alcançando todo o território nacional. Pela primeira vez, o material produzido será divulgado na Netflix e na TV conectada, além de estar presente no Youtube, Instagram, TikTok e mídia programática.

Influenciadores serão embaixadores

Estratégia utilizada em 2024, a campanha deste ano seguirá com ações com influenciadores com grande presença nas redes sociais. A chef Irina Cordeiro (@irinacordeiro) é uma referência digital em gastronomia brasileira, unindo a valorização da culinária nordestina e estilo de vida, compartilhando sua vivência com a comida de forma sensível, criativa e moderna.

Já Marieli Mallmann (@marielimallmann), millennial raiz, representa uma geração que viveu a transição do analógico para o digital. Possui uma comunidade engajada, que se identifica com o mood nostálgico e seus conteúdos autênticos e inspiradores. Com um olhar apurado para estética, Vic Hollo (@vicqueen) transforma lifestyle, comportamento e autenticidade em conteúdo altamente conectado com sua audiência. Compartilha experiências gastronômicas, viagens e o dia a dia com curadoria afinada.

Lucas Barreto (@barretovs) é influenciador com foco em lifestyle urbano e sportlife. Em um feed cheio de estilo, compartilha viagens e atividades físicas, com uma pegada dinâmica e narrativa de vlog. Jornalista e editor de vídeo, Vinicius Cordeiro (@viniciuscord) tem uma linguagem atual, recheada de memes e referências. Seus vídeos abordam assuntos do momento com leveza e inteligência, e conta com um público super engajado.

Com forte presença no TikTok, Aline Maia (@alineueu) mistura atitude fashion, autenticidade e criatividade em conteúdos que transitam entre humor relatable, leituras, viagens, looks e lifestyle. A influenciadora e designer Vick Cammie (@vickcammie) se destaca pela criatividade única: produz vídeos com estética marcante, explorando desde 3D e stop motion até montagens elaboradas que viraram sua assinatura.

Um kit também foi cuidadosamente preparado. Entre os itens incluídos, está o baralho de cartas Vai de Vinho Brasileiro, perfeito para reunir os amigos e a família, com perguntas como “O que te faz se emocionar?”, ”Qual a primeira lembrança que você tem da infância?” e “Qual foi o melhor dia da sua vida?”. Além disso, o kit contém uma meia (ideal para momentos de descanso e lazer, em que o vinho pode estar presente), adesivos holográficos, sacola e taças de acrílico.

A campanha segue com o quiz online “Com que vinho eu vou?”, onde os usuários podem responder a perguntas para identificar quais vinhos mais combinam com eles. Além disso, o site oferece dicas de harmonização com diferentes comidas, tornando a experiência do consumidor ainda mais completa.

Ficha técnica
Produtora: Circle Insight Lab
Direção de cena e Direção de fotografia: John Arlington e Daniel Fuhr
Assist de Direção: Pedro Oliveira
Edição, cor e finalização: Guilherme Zollim
Make e Cabelo: Thay Aquino
Figurino: Camila Andrade
Produção de arte: Camila Andrade
Fotografia still: Ricardo Jaegger

Agência e21
Planejamento: Luciano Vignoli
Diretor de Criação: Daniel Ramos
Diretor de Arte: Leonardo Giongo
Redator: Leonardo Rocha / Emerson Santin
Head de Atendimento: Lucas Paes
Atendimento: Lantier Mendes
Produção: Luiz Batista / Audrey Campos / Thiago Valle
Head de Mídia: Larissa Bittencourt
Analista de Mídia: Thiago Schenatto
Social Media: Lucas Martins

Sobre o Consevitis-RS

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.

#Com informações da Assessoria de Imprensa do Consevitis-RS.

09 de agosto de 2025, 10:29

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