Conta de luz pode subir 3,5% em 2025, projeta Aneel
Da Redação
A tarifa de energia elétrica no país pode ter aumento médio de 3,5% em 2025, segundo projeção divulgada nesta segunda-feira (7) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A estimativa consta na nova edição do boletim trimestral InfoTarifa, que reúne previsões de reajustes e revisões tarifárias aplicadas às distribuidoras.
De acordo com o levantamento, o índice previsto para o próximo ano deve ficar abaixo da inflação projetada pelo IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), atualmente em 5,1%.
Entre os principais fatores que devem pressionar os custos está o orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que deve alcançar R$ 41 bilhões em 2025 — montante 9,2% superior ao previsto para este ano. A CDE é um fundo setorial que financia diversas políticas públicas do setor elétrico, e parte de seus recursos é repassada diretamente às tarifas dos consumidores.
Outro ponto que influenciou a projeção foi o aumento nos custos de distribuição, conhecidos como “parcela B”, que engloba despesas operacionais e remuneração dos investimentos das distribuidoras.
Apesar da previsão de alta para o próximo ano, entre janeiro e abril de 2025 as contas de luz não tiveram cobrança adicional. A bandeira tarifária permanece na cor verde, indicando condições favoráveis de geração de energia no período.








