Corredores prestam homenagem a maratonista atropelado na Pituba
Da Redação
Corredores de Salvador se mobilizaram neste domingo (17) em homenagem a Emerson Pinheiro, 29, maratonista atropelado durante um treino na orla da Pituba, na manhã de sábado (16). Ele sofreu ferimentos graves, precisou amputar uma das pernas e permanece internado.
Na corrida Muchacho’s Run, realizada em Ondina, participantes aplaudiram em memória do atleta antes da largada. “Gostaria muito que o dia de hoje seja marcado por uma corrida da Muchachos de Emerson, exclusivo para Emerson. Ele é nosso campeão do dia”, disse o narrador do evento. O treinador que acompanha os treinos do maratonista também fez uma breve fala.
Nas redes sociais, um amigo de Emerson desabafou sobre o acidente. “Hoje foi um dos dias mais tristes de minha vida! Eu passei pelo local minutos antes do fato, passei por Emerson, nos falamos rapidamente. Saí desejando coisas boas para ele, só pensamentos positivos. Minutos depois, o acidente, fruto de uma atitude criminosa”, escreveu.
Próximo dali, no Farol da Barra, outro grupo de corredores realizou um ato pedindo justiça. A manifestação foi convocada por Junior Cavalcante, conhecido pela dedicação à corrida na capital baiana. “É um pontapé inicial para pedir por mais conscientização no trânsito, porque esse não foi o primeiro e com certeza não será o último se não houver ações mais efetivas por parte dos órgãos públicos”, disse.
Um novo ato em homenagem a Emerson está previsto para o próximo sábado (23), no Parque dos Ventos, na Boca do Rio, em formato de treino coletivo contra a violência no trânsito.
O atropelamento
O acidente ocorreu por volta das 5h40, nas imediações da Igreja de Nossa Senhora da Luz, na Pituba. Emerson participava de um treino com outros corredores que se preparavam para disputar uma maratona em Buenos Aires. O motorista Cleydson Cardoso Costa Filho foi preso em flagrante após perder o controle do veículo, atingir o maratonista na calçada e colidir contra um poste e uma barraca.
Segundo a Polícia Civil, ele foi autuado por lesão corporal culposa grave. A Transalvador informou que tentou aplicar o teste de alcoolemia, mas o condutor não conseguiu concluí-lo.
Estado de saúde
Emerson, estudante de Educação Física e praticante de várias modalidades esportivas, teve as duas pernas fraturadas e precisou amputar uma delas. Amigos e familiares pedem doações de sangue de qualquer tipo no Hemoba, na Ladeira do Hospital Geral, em Brotas, que funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 16h30.








