quinta-feira, 3 de julho de 2025

CPI da Pandemia rejeita convocação de governador Rui Costa (PT)

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Da Redação

A CPI da Pandemia do Senado Federal rejeitou hoje (26) requerimento de convocação do governador Rui Costa (PT) apresentado pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE). Por acordo, o colegiado decidiu convocar os governadores do Amazonas, Pará, Distrito Federal, Santa Catarina, Roraima, Amapá, Rondônia e Piauí. No caso do Piauí, o governador Wellington Dias (PT) também é presidente do Consórcio Nordeste.

Mesmo sabendo do acordo firmado em reunião secreta, que não envolvia a convocação de Rui Costa, Eduardo Girão tentou, no plenário da CPI, aprovar o requerimento, alegando que a comissão deveria investigar a compra de respiradores pelo governo da Bahia que nunca chegaram ao estado. O Consórcio Nordeste, na gestão de Rui Costa, também adquiriu respiradores que não foram entregues.

“Ocorreu uma fraude na gestão do governador da Bahia”, disse Girão, que ainda chamou erroneamente Rui Costa de presidente do Consórcio Nordeste. “O senhor precisa respeitar o governador, não pode dizer que houve fraude sem provas”, rebateu o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM).

O senador baiano Otto Alencar (PSD) saiu em defesa de Rui Costa. “No caso da Bahia, não houve intervenção da Polícia Federal (no episódio da compra dos respiradores). Foi a Polícia Civil da Bahia quem agiu, a mando do governador, que demitiu na época o secretário de Governo e cinco meliantes que adulteraram o edital de licitação, que não envolve recursos federais”, frisou.

Na reunião secreta que antecedeu a votação dos requerimentos, os membros da CPI decidiram convocar governadores que foram alvo de operações ou investigações da Polícia Federal, como lembrou, na sessão, o senador Marcos Rogério (DEM-RO).

26 de maio de 2021, 12:53

Compartilhe: