quarta-feira, 16 de julho de 2025

Cresce interesse internacional pelos vinhos do Vale do São Francisco

Foto: Siderlei Ditadi/Projeto Imagem

Os olhares do mundo estão voltados para a vitivinicultura do Vale do São Francisco. Até 31 de julho, a única região produtora de vinhos tropicais com Indicação Geográfica de Procedência recepciona duas expedições técnicas internacionais, em iniciativas que visam a promover o enoturismo no destino e seus principais produtos.

Entre os dias 23 e 25 de julho, vinícolas, agroindústrias e restaurantes de Petrolina (PE), Lagoa Grande (PE) e Casa Nova (BA) recebem uma comitiva de 5 jornalistas especializados estrangeiros. A visita faz parte do Projeto Imagem Wines of Brazil, uma ação promovida pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A ação visa a fortalecer a presença dos vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros no mercado internacional. Em 2022, o projeto contribuiu para que o Brasil registrasse um recorde histórico nas exportações desses produtos, alcançando US$ 13,6 milhões em vendas externas.

Logo em seguida, o Vale sedia parte da Famtour Experience Brasil, realizada pela Embratur em parceria com o Sebrae Nacional e com apoio dos governos de Pernambuco e Piauí. Voltada para operadores e agentes de viagens da França, um dos principais mercados emissores de turistas para o Brasil, a iniciativa busca impulsionar globalmente as experiências genuínas do país, evidenciando sua cultura, natureza, sustentabilidade e culinária.

O roteiro acontece entre os dias 25 de julho e 1º de agosto; e o ponto de partida é o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade. O tour finaliza no Vale do São Francisco, com visitas a vinícolas e experiências ligadas ao enoturismo e enogastronomia. Segundo a Embratur, os franceses aparecem na sexta colocação entre os estrangeiros que mais visitaram o Brasil em 2024, com mais de 208 mil turistas registrados ao longo do ano.

Para o Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (VINHOVASF), entidade representativa sem fins lucrativos e que reúne 9 vinícolas da região, essas visitas marcam uma fase de maturidade e renovação para a vitivinicultura do Vale do São Francisco

“Vivemos um momento muito promissor, colhendo os frutos de anos de trabalho. Nossos associados têm elevado consistentemente o padrão de qualidade de seus vinhos, que agora passam a ter selo de Indicação Geográfica; e ampliado a oferta de experiências de enoturismo, mostrando ao mundo a singularidade do nosso terroir tropical. O VINHOVASF tem se dedicado a abrir caminhos para essa projeção, promovendo os vinhos da região em feiras, eventos e projetos estratégicos”, afirma Rodrigo Fabian, diretor executivo do instituto.

Sobre o VINHOVASF

Fundado em 2003, o Instituto do Vinho do Vale do São Francisco – VINHOVASF nasceu para atender às demandas do setor vitivinícola no Submédio São Francisco. Desde então, tem atuado na conquista de incentivos fiscais voltados para o segmento e na captação de recursos que viabilizaram a obtenção da Indicação de Procedência (IP) Vale do São Francisco.

Vinícolas associadas:

PERNAMBUCO
Adega Bianchetti Tedesco
Vinícola Terroir do São Francisco (Unidade do Grupo Verano Brasil)
Vinícola do Vale do São Francisco (da marca Botticelli)
Vitivinícola São Braz (do Grupo São Braz Bebidas)
Vitivinícola Santa Maria (do grupo Global Wines, da marca Rio Sol)
Tropical Vitivinícola (Unidade do Grupo Verano Brasil)
Zanlorenzi Bebidas (das marcas Campo Largo, Lunar etc)
BAHIA
Vinícola Vinum Sancti Benedictus VSB
Vinícola Terranova (Unidade do Grupo Miolo)

#Com informações da assessoria de comunicação do Vinhovasf.

15 de julho de 2025, 10:23

Compartilhe: