Cruz da Primeira Missa Chega a Porto Seguro para Celebrações dos 525 Anos

Da Redação
A cruz original utilizada na primeira missa celebrada no Brasil chegou a Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, na manhã deste sábado (26). A relíquia, trazida de Portugal, integra a programação das comemorações pelos 525 anos do evento histórico, ocorrido em 1500.
Antes de chegar a Porto Seguro, a cruz passou por Salvador, onde foi recebida no Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma. Na capital baiana, uma missa solene foi celebrada na sexta-feira (25), presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio.
A peregrinação da cruz faz parte do evento “Brasil com Fé – Celebrando os 525 Anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”, organizado pelo Movimento Brasil com Fé, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Instituto Redemptor. Além de Salvador e Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália também foi escolhida para receber a relíquia.
Ainda neste sábado, a cruz seguirá para Santa Cruz Cabrália, onde, às 13h, terá início a celebração do Jubileu Eucarístico dos 525 anos da primeira missa. A programação inclui missas solenes, visitas jubilares, atos cívicos e uma grande celebração na Praça do Cruzeiro, em Coroa Vermelha. Entre os destaques estão a Carreata da Fé, a Procissão de Nossa Senhora da Esperança e a Missa Pontifical, marcada para as 16h, com presença de autoridades eclesiásticas. O encerramento será com um show pirotécnico e apresentação musical da banda Colo de Deus.
A histórica primeira missa em solo brasileiro foi realizada em 26 de abril de 1500, na Praia de Coroa Vermelha, Aldeia do Descobrimento, sob a presidência do frei Henrique de Coimbra, franciscano da frota de Pedro Álvares Cabral.
Antes de chegar ao Brasil, a cruz peregrinou por cidades portuguesas como Braga, Fátima, Cascais e Lisboa. Em solo brasileiro, passou pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Pará. Após as celebrações na Bahia, a relíquia retorna a Portugal neste domingo (27).