segunda-feira, 14 de julho de 2025

Davi Alcolumbre defende derrubada de vetos do Marco Legal das Eólicas Offshore e nega aumento tarifário

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Da Redação

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), defendeu na quarta-feira (25) a derrubada, pelo Congresso Nacional, dos vetos ao Marco Legal das Eólicas Offshore. Em discurso durante sessão do Senado, Alcolumbre afirmou que os dispositivos da lei não acarretam aumento nas tarifas de energia elétrica, e garantem a modicidade tarifária, contrariando notícias que indicam custos elevados.

De acordo com o site Congresso em Foco, o senador afirmou que as decisões legislativas foram tomadas com base em análises técnicas e transparência, sempre visando o interesse público. “Não aceitarei que atribuam ao Congresso Nacional uma responsabilidade que não existe. As decisões tomadas aqui foram técnicas, transparentes e voltadas ao interesse público. Não há aumento tarifário! Há sim compromisso com a modicidade tarifária, com o equilíbrio federativo, com a inovação e com o futuro do setor elétrico nacional”, declarou.

Alcolumbre também rebateu números veiculados recentemente, citando o impacto financeiro relacionado à recontratação de usinas do Proinfa. Segundo ele, o impacto líquido estimado para 2025 é de R$ 15,9 milhões, e não os valores alarmantes de mais de R$ 500 bilhões divulgados na última semana. “O que está sendo proposto é uma prorrogação com contrapartidas claras”, esclareceu.

Sobre as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), o presidente do Senado destacou que a medida contribui para a segurança do sistema energético nacional, além de trazer modicidade tarifária para o consumidor.

Ele finalizou seu pronunciamento criticando o que chamou de “narrativas manipuladas” e “terrorismo tarifário”, reforçando que tais distorções são feitas por grupos que buscam preservar privilégios e lucros excessivos às custas da população brasileira.

26 de junho de 2025, 10:30

Compartilhe: