sexta-feira, 18 de julho de 2025

Defesa Civil apontou risco prévio em imóvel atingido por incêndio no Comércio

Foto: Divulgação

Da Redação

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que o prédio onde teve início o incêndio na madrugada desta quinta-feira (17), na Rua Conselheiro Dantas, já havia sido alvo de sucessivas vistorias desde 2019.

O imóvel, que integra a área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), apresentava problemas estruturais e estava isolado desde maio deste ano.

De acordo com a Codesal, o último laudo técnico indicava risco de desprendimento da fachada, após o desabamento pontual de um elemento decorativo de uma varanda.

A calçada já havia sido isolada com tapumes pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman). Em vistoria anterior, em 2023, foram identificadas infiltrações, vegetação na estrutura e sinais de degradação.

Além do imóvel de número 3 na Rua Conselheiro Dantas, considerado o mais afetado, o fogo atingiu outros três edifícios: o prédio da antiga loja A Lâmpada, já interditado anteriormente; o Edifício Pernambuco, no número 5 da mesma rua; e o Edifício Sílio Pedreira, localizado na esquina entre as ruas Conselheiro Saraiva e Pinto Martins, com entrada pela Rua dos Algibebes.

Segundo a Codesal, a responsabilidade pela manutenção e restauro dos imóveis tombados cabe aos proprietários e ao Iphan. A Rua Pinto Martins já estava interditada desde o início do ano por risco de queda de estrutura, com bloqueios instalados pela Transalvador e Seman. O Iphan e os donos foram notificados.

O incêndio, que ainda não foi totalmente controlado até a última atualização da Defesa Civil, levou à interdição também da rua Conselheiro Dantas, enquanto a rua Portugal segue liberada para pedestres. A Unijorge Campus Comércio, vizinha ao local, foi notificada para desocupação por risco de desabamento de partes remanescentes do incêndio.

Além da Codesal e do Corpo de Bombeiros, participam da operação a Transalvador, a Coelba, a Guarda Municipal, a Diretoria de Iluminação Pública, a Prefeitura-Bairro Centro e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

17 de julho de 2025, 16:41

Compartilhe: