Depois de quase 40 dias, corpo de estudante da UFBA fará translado para Guiné-Bissau na terça-feira (29)

Da Redação
Após quase 40 dias de espera, o corpo do estudante da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Delcio João Lopes Fernandes será levado para Guiné-Bissau, seu país de origem, na próxima terça-feira (29). A informação foi confirmada neste sábado (26) pela universidade.
Natural de Guiné-Bissau, país da África Ocidental, Delcio morreu no último dia 19 de junho, em Salvador, após mais de 40 dias internado em decorrência de uma hepatite. Ele cursava mestrado em Direito na UFBA e tinha como sonho se tornar ministro da Justiça em seu país.
Antes do traslado, uma cerimônia de despedida será realizada às 18h desta segunda-feira (28), na Faculdade de Direito da universidade. O ato reunirá colegas, amigos, representantes da comunidade acadêmica e membros da comunidade guineense residente em Salvador.
Em nota, a UFBA informou que o envio do corpo foi viabilizado graças ao esforço conjunto de colegas, conterrâneos e integrantes da instituição. “A solução para o processo de traslado é resultado dos esforços de todos os envolvidos, o que permitirá o translado do corpo do nosso aluno Delcio Fernandes com todos os cuidados devidos, até a entrega à sua família, na Guiné-Bissau, sua terra natal”, diz o comunicado.
Após a morte, a família chegou a organizar uma vaquinha online para arrecadar R$ 50 mil e custear o transporte internacional. Inicialmente, a universidade havia sinalizado que buscaria meios de apoiar a família, mas não deixou claro se arcaria com os custos totais do traslado.