sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Deputada bolsonarista chama Otto de “esquerdista arrogante” após vexame em CPI

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Da Redação

A deputada federal Carla Zambelli (PSL- SP), bolsonarista de carteirinha, não deixou barato as “mancadas” cometidas pelo senador Otto Alencar (PSD) ontem na CPI da Pandemia, durante o depoimento da médica e defensora do tratamento precoce contra a Covid-19 Nise Yamaguchi à comissão.

Além de não deixar a depoente responder os questionamentos, pois sempre a interrompia, muitas vezes de forma veemente, Otto, que também é médico, errou feio ao julgar equivocadas algumas posições objetivas da depoente.

Em um desses momentos, que foi utilizado por Zambelli nas redes sociais em tom crítico, o senador baiano perguntou: “Qual é o exame de escolha que se deve fazer para mostrar se o paciente desenvolveu imunidade ou não (à Covid-19)?”. A médica então respondeu duas vezes: “Anticorpos neutralizantes”.

Otto continuou repetindo a mesma pergunta, sem deixar Nise concluir o raciocínio. E ainda emendou: “A senhora não sabe, doutora. É o exame para identificar anticorpos neutralizantes”. O senador afirmou ainda que não queria constranger a médica e disse que ela “não sabe responder absolutamente nada”.

“Esquerdista arrogante e demagogo não pode ver uma vergonha, que já quer passar”, escreveu Zambelli. “Vergonha fingir que não está ouvindo a resposta da convidada, que, aliás, tem muito mais currículo que o senhor”, complementou.

Vírus e protozoário

Otto, que chegou a ser chamado de desumano por colegas na CPI durante o depoimento, também indagou se Nise sabia a diferença de um vírus para um protozoário. A médica, segundo o senador, deu a resposta incorreta, mas, de acordo com a agência de checagens Lupa, ela acertou.

Otto ainda questionou se Nise sabia a data da primeira manifestação de coronavírus e qual era o tipo dele, mas não deixou a depoente responder precisamente e foi insistente, antes que ela pudesse concluir.

Confira vídeo publicado por Carla Zambelli no Instagram:

02 de junho de 2021, 15:44

Compartilhe: