terça-feira, 23 de setembro de 2025

Deputada do Amazonas propõe proibir artistas que fizerem manifestações políticas em shows custeados pelo Estado

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Da Redação

Um projeto de lei apresentado pela deputada estadual Débora Menezes (PL) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) propõe a proibição da contratação, por cinco anos, de artistas que realizarem manifestações de caráter político-partidário em eventos financiados com recursos públicos.

A medida foi protocolada após o último domingo (21), quando diversos artistas se manifestaram em atos pelo país contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, aprovada pela Câmara dos Deputados.

De acordo com o texto, qualquer gesto, símbolo, discurso, slogan ou crítica relacionada a partidos, candidatos ou figuras políticas durante apresentações patrocinadas pelo Estado será considerado infração. A penalidade prevista é a rescisão imediata do contrato, devolução do cachê e a inabilitação do artista para novos contratos por cinco anos.

A deputada afirma que a proposta busca “proteger o caráter universal” dos eventos culturais, evitar que sejam usados como “palanques eleitorais” e garantir os princípios constitucionais da impessoalidade e moralidade. Débora Menezes nega que a iniciativa configure cerceamento de liberdade de expressão e argumenta que a intenção é impedir o uso de dinheiro público para beneficiar correntes político-partidárias.

O projeto está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Aleam, aguardando parecer.

23 de setembro de 2025, 13:00

Compartilhe: