Dia dos Pais: mês de agosto deve ter alta de 2% nos setores mais ligados à data, estima Fecomercio BA

Da Redação
A Fecomércio BA projeta um cenário positivo para o comércio varejista baiano no mês de agosto, período em que se comemora o Dia dos Pais. A expectativa é de um aumento médio de 2% nas vendas em relação ao ano passado, nos setores mais ligados à data comemorativa, como vestuário & calçados, eletroeletrônicos, farmácias e perfumarias. O faturamento desse grupo deve alcançar quase R$ 3 bilhões no Estado.
“Embora esse desempenho possa parecer modesto, é importante lembrar que, no ano passado, essas três atividades registraram crescimento de 10%. Ou seja, trata-se de uma base comparativa elevada. De todo modo, como a Fecomércio BA vem observando, o cenário de juros mais altos — atualmente em 15% ao ano — impõe dificuldades naturais para que as vendas avancem em um ritmo mais forte”, explica o consultor econômico da Fecomércio BA, Guilherme Dietze.
Entre os três setores analisados, o único que tende a apresentar recuo nas vendas, estimado em -2%, é o de eletroeletrônicos. Isso ocorre especialmente por serem produtos de maior valor agregado, que, em sua maioria, dependem de crédito para a compra parcelada, seja por meio do cartão de crédito ou dos carnês. O custo mais elevado do crédito acaba desfavorecendo o desempenho deste segmento, o que deve ser a tendência para o segundo semestre.
Por outro lado, as lojas de vestuário e calçados, normalmente as mais procuradas no período do Dia dos Pais, devem registrar crescimento de 2% em relação ao ano anterior. Já o setor de farmácias e perfumarias apresenta uma estimativa de alta de 4%.
A Entidade também chama a atenção para outro fator importante na análise do momento: a cesta de inflação do Dia dos Pais. “Selecionamos 17 itens com base no IPCA, do IBGE, para compor esse cálculo. A variação dessa cesta está mais elevada do que no ano passado, com aumento de quase 7% em um ano, frente a 1,80% no mesmo período de 2024, na Região Metropolitana de Salvador”, explica Guilherme.
No topo das maiores altas estão os produtos de higiene & beleza, como os itens para cabelo (8,29%) e barba (6,95%). Em seguida, aparecem produtos variados, como relógio de pulso, com aumento médio de 6,85%, calça comprida masculina, com alta de 6,23%, e livro não didático, com incremento de 6,17%.
Na direção oposta, os perfumes apresentam queda média de -3,13%, seguidos por sapato masculino (-1,84%) e sandália (-0,44%). Nota-se, portanto, que, mesmo no setor com maior expectativa de demanda — vestuário e calçados — há itens com aumento e outros com reduções de preço.
“O Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do calendário do varejo no segundo semestre, por estimular não apenas o consumo afetivo, mas também a movimentação de vários setores da economia”, ressalta Kelsor Fernandes, presidente do Sistema Comércio BA – Fecomércio, Sesc e Senac.
Apesar da inflação geral mais moderada e de um mercado de trabalho ainda aquecido, é importante ressaltar a necessidade de pesquisa de preços mais ampla por parte do consumidor, a fim de encontrar um presente que caiba no orçamento e não comprometa o equilíbrio financeiro doméstico, até por conta das diferenças de comportamentos de preços em um ano.
Dessa forma, o mês de agosto promete ser movimentado, e o Dia dos Pais mantém sua relevância para o comércio, que deve, assim como em 2024, registrar aumento nas vendas.