Dólar recua após cinco altas consecutivas, mas permanece acima de R$ 6,00
Da redação
Após cinco pregões seguidos de alta, o dólar à vista encerrou esta terça-feira, 3, com leve queda no mercado doméstico, ainda acima de R$ 6,00. Apesar de oscilar entre altas e baixas ao longo do dia, a moeda norte-americana firmou-se em queda na última hora de negociação, impulsionada por notícias positivas na área fiscal.
A valorização do real ocorreu após declarações do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron. Lira, que havia prometido agilidade na análise do pacote fiscal, pautou nesta tarde a urgência para votação de duas medidas propostas pelo governo. Entre elas, está o projeto de lei que ajusta as despesas com o salário mínimo ao novo arcabouço fiscal.
Por sua vez, Ceron afirmou que é possível encerrar 2024 com um déficit primário mais próximo de 0,2% do PIB do que de 0,25%, o piso da banda de tolerância da meta fiscal deste ano, que prevê déficit zero. As declarações reforçaram o otimismo do mercado e ajudaram a aliviar a pressão sobre a moeda brasileira. Com informações do Estadão.