Ednaldo Rodrigues tentou apoio de Lula para se manter na CBF

Da Redação
O presidente afastado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, buscou apoio político para tentar se manter no comando da entidade. Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Rodrigues ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enquanto o chefe do Executivo estava em viagem oficial à Rússia.
Durante a ligação, o dirigente baiano teria apelado diretamente ao presidente por ajuda para permanecer na presidência da CBF. No entanto, Lula não teria se mobilizado em favor de Ednaldo, tornando ineficaz a tentativa de articulação.
A situação do ex-presidente da CBF se agravou e culminou em seu afastamento definitivo do cargo na última quinta-feira (15), por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O desembargador Gabriel Zefiro determinou a saída de Rodrigues, a nomeação de um interventor e a realização de novas eleições para a diretoria da entidade.
O afastamento de Ednaldo Rodrigues foi motivado pela falsificação da assinatura do vice-presidente da CBF, Coronel Nunes, em um acordo firmado por cinco dirigentes da entidade. O documento foi usado para validar judicialmente o processo que permitiu a reeleição de Ednaldo em março deste ano.
A suposta fraude encerrou uma ação que questionava a legitimidade do pleito anterior e assegurou a continuidade de Ednaldo no cargo. Após a revelação da falsificação, a Justiça foi acionada, e o TJ-RJ entendeu que houve vícios graves no processo, determinando seu afastamento.