domingo, 18 de maio de 2025

Eleições da CBF: Bahia e Vitória assinam manifesto em favor de dirigente paulista

Foto: Reprodução

Da Redação

Com as eleições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) marcadas para o próximo dia 25 de maio, um novo capítulo agita os bastidores da disputa. Trinta e dois clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro declararam apoio à candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, atual presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF).

A manifestação pública de apoio, que inclui os clubes baianos Bahia e Vitória, foi divulgada neste sábado (17), após reunião entre representantes das ligas Libra e Liga Forte Futebol (LFU). A nota evidencia a insatisfação das agremiações com o processo conduzido pelo interventor da CBF, Fernando Sarney, e acusa a entidade de ignorar os clubes nas tratativas da eleição.

Apesar da ampla adesão, oito clubes não assinaram a nota pró-Reinaldo. Do lado da Libra, ficaram de fora Grêmio, Palmeiras, Volta Redonda, Paysandu e Remo. Pela LFU, não assinaram Botafogo, Vasco e Athletic. A ausência de apoio reflete a divisão entre as equipes diante da disputa presidencial.

Candidato apoiado por 19 das 27 federações estaduais, Samir Xaud, atual presidente da Federação Roraimense de Futebol, é o principal concorrente de Reinaldo. Apesar do respaldo institucional, Xaud enfrenta resistência entre os clubes, que o acusam de não buscar diálogo e de comandar uma federação considerada de pouca expressão no cenário nacional.

Para se candidatar oficialmente à presidência da CBF, é necessário reunir o apoio de ao menos oito federações e cinco clubes. Com os clubes já garantidos, a missão de Reinaldo agora é conquistar o suporte das oito federações que ainda não declararam apoio a Samir Xaud.

O colégio eleitoral da CBF é composto por clubes e federações, com pesos distintos: os clubes da Série A têm peso 2, os da Série B têm peso 1, enquanto cada federação tem peso 3 — o que lhes confere maior influência na eleição. Para ser eleito, o candidato precisa obter pelo menos 71 votos.

Inicialmente marcada para 25 de maio, a eleição pode ter a data alterada após críticas dos clubes, já que o pleito coincidiria com uma rodada do Campeonato Brasileiro.

17 de maio de 2025, 18:30

Compartilhe: