sábado, 25 de abril de 2026

Em Tucano, Othon Bastos é homenageado em sessão solene e celebra raízes em retorno emocionante

Foto: Reprodução

Da Redação

O ator Othon Bastos voltou à sua cidade natal, Tucano, no sertão da Bahia, para uma agenda marcada por homenagens, encontros com a comunidade e a preparação para a apresentação de seu monólogo “Não Me Entrego, Não”, que será encenado em praça pública neste domingo (30), em frente à Paróquia Senhora Sant’Anna.

Na noite de quinta-feira (28), o artista participou de uma sessão solene na Câmara Municipal, onde recebeu a Comenda de Honra ao Mérito Padre José Gumercindo dos Santos, honraria concedida a personalidades que contribuem para o desenvolvimento cultural e social da cidade. Visivelmente emocionado, Othon agradeceu a homenagem e destacou o simbolismo do momento.

Durante o evento, o prefeito Ricardo Maia Filho ressaltou a importância da parceria entre a administração municipal e a comunidade. Ele fez questão de entregar produtos locais ao ator, reafirmando o valor da produção agrícola e artesanal de Tucano.

Othon, por sua vez, elogiou a qualidade dos alimentos da Cooperativa Cooperlad e incentivou o público a valorizar os tradicionais artigos em couro produzidos no distrito de Tracupá, reconhecidos pela excelência e pela dedicação dos artesãos.

Em seu discurso, o ator compartilhou reflexões inspiradas nas mensagens do Papa Francisco sobre a importância da esperança. Ele afirmou que a visita reacende sua própria ligação com Tucano e agradeceu de maneira calorosa a acolhida. “A esperança está viva nesta comunidade”, afirmou Othon, emocionado.

A solenidade reuniu diversas autoridades e foi considerada um marco no gabinete da presidência da Câmara. Estiveram presentes o presidente da Casa, José Wilker; o vice-presidente Ronaldo do Nadinho; vereadores; o vice-prefeito Robson; o deputado Ricardo Maia; e o ex-prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro.

Screenshot

A passagem de Othon por Tucano faz parte também do encerramento da Mostra de Seus Filmes, iniciada em 24 de novembro, e inclui encontros, entrevistas e visitas a espaços culturais. A Prefeitura de Tucano apoiou a programação, realizada com produção local de Selma Santos Produções e idealização da Gávea Filmes. O projeto conta ainda com patrocínio da Transpetro via Lei Rouanet e apoio do Ministério da Cultura.

29 de novembro de 2025, 19:00

Compartilhe: