Embaixada da França diz que CEO mundial do Carrefour vai se retratar publicamente após veto a carne o Mercosul
Da Redação
Representantes da Embaixada da França no Brasil informaram ao Ministério da Agricultura de que o CEO mundial do Carrefour, Alexandre Bompard, fará uma retratação pública sobre a carne brasileira. Segundo informações da Folha de S. Paulo, a redação da carta já estaria pronta.
Na última quarta-feira (20), Bompard publicou um comunicado nas redes sociais em que anunciava que as lojas francesas da empresa não comprariam mais carne vinda do Mercosul, diante do “risco de inundar o mercado francês com uma produção de carne que não respeita suas exigências e normas”.
O texto foi alvo de protestos de agricultores franceses, e continua nos perfis do executivo nas redes sociais. O que estaria por trás do comunicado seriam as negociações do acordo de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul,
A declaração desencadeou um boicote de produtores brasileiros, que deixaram de entregar carne para unidades do Carrefour no Brasil. O movimento recebeu apoio do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. O embaixador francês, Emmanuel Lenain, foi à sede da pasta interceder na situação nesta segunda-feira (25).
Ainda de acordo com a Folha, o Carrefour Brasil afirmou não ter informações sobre a carta de desculpas do executivo.