Embate com Trump beneficia Lula na corrida presidencial, indica nova pesquisa Genial/Quaest

Da Redação
A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (17), revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colheu ganhos políticos após o recente embate com o ex-presidente americano Donald Trump, que defendeu a imposição de tarifas como forma de pressionar o Brasil em favor de Jair Bolsonaro (PL). De acordo com informações do jornal O Globo, o episódio contribuiu para o crescimento da popularidade de Lula.
A pesquisa aponta que Lula não apenas freou o avanço de possíveis adversários, como também ampliou sua vantagem em cenários de primeiro e segundo turnos, liderando contra todos os nomes testados: Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil).
Apesar de a maioria dos entrevistados ainda se declarar contrária à reeleição de Lula, esse número caiu de 66% em junho para 58% em julho. Por outro lado, o percentual dos que apoiam uma nova candidatura do petista subiu de 32% para 38%. Segundo O Globo, essa oscilação favorável ocorreu em praticamente todos os segmentos do eleitorado, com exceção dos eleitores que se identificam como bolsonaristas.
Na ausência de Jair Bolsonaro na disputa, Michelle Bolsonaro desponta como principal nome da direita, com 16% das intenções de voto — crescimento de três pontos percentuais. Tarcísio de Freitas, que liderava anteriormente nesse segmento, caiu para 15%. Ratinho Júnior aparece com 9%, após recuar dois pontos.
Ainda segundo o levantamento, Lula consolida sua posição como figura central no debate político nacional, reforçando sua capacidade de articulação para um possível quarto mandato. A pesquisa foi realizada de forma presencial entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Desempenho espontâneo também melhora
Na pesquisa espontânea — quando os entrevistados mencionam candidatos sem apresentação de lista — Lula foi citado por 15% dos eleitores, quatro pontos acima dos 11% registrados em junho. O número de indecisos caiu de 75% para 68%, o que indica maior clareza do eleitorado sobre suas preferências e crescente engajamento político, de acordo com O Globo.
Primeiro turno
Nos cenários estimulados de primeiro turno, Lula lidera com folga sobre os principais nomes da direita. Veja os confrontos diretos:
- Lula 32% x 26% Bolsonaro
- Lula 30% x 19% Michelle Bolsonaro
- Lula 32% x 15% Tarcísio de Freitas
- Lula 31% x 15% Eduardo Bolsonaro
Segundo turno
Em simulações de segundo turno, o petista vence todos os adversários testados. A vantagem varia entre 4 e 10 pontos, superando a margem de erro em quase todos os cenários:
- Lula 43% x 37% Bolsonaro
- Lula 41% x 36% Ratinho Júnior
- Lula 41% x 36% Eduardo Leite
- Lula 41% x 37% Tarcísio de Freitas (empate técnico no limite da margem de erro)
- Lula 43% x 36% Michelle Bolsonaro
- Lula 43% x 34% Romeu Zema
- Lula 42% x 33% Ronaldo Caiado
- Lula 44% x 34% Eduardo Bolsonaro
Como destaca O Globo, os números reforçam o momento de estabilidade e recuperação de apoio popular para Lula, enquanto os nomes da oposição seguem fragmentados e, em sua maioria, com desempenho abaixo do esperado nas intenções de voto.