terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Empreender & Inovar: Black Friday em Salvador vai atrair consumidores às lojas

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Carlos Macedo

Black Friday: 37% devem aproveitar a data em Salvador

Pesquisa realizada pela empresa Pollis Estratégia, em parceria com a Unijorge, aponta que 37% dos soteropolitanos devem aproveitar as ofertas da Black Friday, que acontece amanhã (26).

O estudo aponta que o total gasto nesse período, por pessoa, será, em média, R$ 1.100, e a preferência dos produtos sofreu influência da pandemia. Com as pessoas mais tempo dentro de casa, há mais investimentos na compra de equipamentos domésticos do que roupas, que, ainda de acordo com a pesquisa, foi o produto mais comprado em edições anteriores.

Com o fim das medidas restritivas para o funcionamento do comércio, a quantidade de compras na internet caiu em relação a 2020. A pesquisa aponta que ano passado, 58% das vendas ocorreram de forma online e, agora, a tendência é de 17%.

O levantamento ouviu 200 pessoas em locais de fluxo da capital baiana, em idade economicamente ativa.

Reprodução

Beleza vegana e sustentável

Um casal de empresários baianos lançou uma marca de cosméticos 100% vegana e sustentável. A Dumato foi lançada no último sábado, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, com uma ação na Praça Cairu.

A empresa de cosméticos traz fortes referências à identidade afro-brasileira. O casal Alana Sales e Rogério Silva é quem está por trás da empreitada.

Os produtos são fabricados à base de extratos botânicos e ingredientes naturais e, segundo os empresários, a Dumato envolve uma cadeia produtiva, que inclui agricultura gamiliar, fabricação artesanal, cruelty free (ou seja, produtos que não maltratam animais em sua frabricação), reciclagem e logística reversa.

Divulgação

FIEB premia sustentabilidade

A Flora Brazil foi a vencedora da 13ª edição do Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável. A empresa foi uma das participantes do Sebraetec, programa de subsídio do Sebrae que oferece soluções em diversas áreas. A empresária Karla Leite avaliou que a participação no projeto com o desenvolvimento das embalagens biodegradáveis foi de grande relevância e o Sebrae contribuiu para que este prêmio fosse possível. A entrega da honraria foi realizada em solenidade no último dia 18 de novembro, em Salvador, com a presença de autoridades e representantes de diversas entidades, incluindo o Sebrae.

Foto: Reginaldo Ipê

Homenagem a mulheres empreendedoras

Quinze mulheres referências em negócios em Salvador foram homenageadas pela Câmara Municipal com a Medalha de Honra Mulher Empreendedora 2021, oferecida pela vereadora Roberta Caires (Patriota), presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo Feminino, em sessão especial realizada na última terça-feira (23).

De acordo com a vereadora, a homenagem é em “reconhecimento aos serviços prestados à sociedade, reforçando ainda mais a representatividade da mulher em posição de liderança”.

“A Política e o Empreendedorismo são faces diferentes de uma mesma moeda, e uma boa política propicia um ambiente favorável aos bons negócios”, avaliou a vereadora Roberta Caires em seu discurso.

Rosário Magalhães, que foi presidente de Honra do Parque Social entre 2013 e 2020, representou todas as homenageadas e discursou no encerramento da cerimônia. Parabenizou todas as mulheres, mas “de forma especial, as que trabalham no mercado informal. São verdadeiras guerreiras, exemplo para todas nós, de superação, garra e resiliência. Todas elas merecem o nosso reconhecimento, aspectos que a gente sempre tem que enaltecer e valorizar”, disse.

Divulgação/Secom

Nômades digitais

A prefeitura de Salvador lançou um programa pioneiro para atrair empreendedores sem local fixo de trabalho, algo cada vez mais comum. O projeto, denominado de Nômades Digitais vai oferecer preços de hospedagem acessíveis, conexão wi-fi rápida e gratuita, espaços de trabalho em cafés e coworkings, acesso a parceiros de tecnologia, possibilidades de negócios e oportunidades de networking.

O objetivo é estimular a economia da cidade, atraindo nômades digitais para Salvador e empresas inovadoras, além de promover a capital baiana, internacionalmente, como cidade inovadora.

Os parceiros e demais empreendedores que se interessarem em atuar e permanecer em Salvador pelo período de 15 dias, extensível a quatro anos, podem acessar o site para trabalhar e conhecer o mercado de tecnologia virtual da capital baiana.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foi publicado no Diário Oficial da União de quarta-feira (24) o decreto presidencial que “aperfeiçoa pontualmente dispositivos referentes à Bolsa de Iniciação Científica Júnior”, de forma a dar mais celeridade à sua execução. O Decreto nº 10.866 faz alterações a um decreto anterior, nº10.852, que regulamenta o Programa Auxílio Brasil, publicado em 8 de novembro.

De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, os ajustes feitos no novo decreto possibilitam também a operacionalização da Bolsa de Iniciação Científica Junior do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Além disso, o decreto atribui ao Ministério da Cidadania a possibilidade de indicar a aplicação dos recursos “em outras ações de gestão e de execução descentralizada do Programa Auxílio Brasil”. A Bolsa de Iniciação Científica Júnior será concedida aos estudantes integrantes das famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil que tenham se destacado em competições acadêmicas e científicas, de abrangência nacional, vinculadas a temas da educação básica.

Divulgação

Educação no tabuleiro

Exercitar habilidades de poupar, empreender e investir por meio de jogo de tabuleiros e cartas. A proposta é da iniciativa Jogos Piquenique e Bons Negócios, realizada pelo Instituto Brasil Solidário, conta com ações mobilizadas não só no Brasil, mas já atendendo escolas em Santiago, no Chile, com versões em português e espanhol.

No território baiano, tem fomentado adesão nas redes municipais de nove cidades: Boquira, Dias D’ávila, Gentio do Ouro, Ibitiara, Iraquara, Irecê, Lençóis, Luis Eduardo Magalhães, Palmeiras, além de uma proposta com a Associação Mosaico de Amor, na capital, Salvador, com atividades para os jovens da comunidade de Beiru Tancredo Neves.

A iniciativa, que acontece desde 2017,  tem o objetivo de chegar a 1 milhão de alunos beneficiários, já abrindo para o cadastro de adesão 2022, aos municípios interessados, que podem entrar em contato através do Instagram @brasilsolidario. As ações acontecem de forma gratuita, envolvendo desde formações para os professores até a entrega dos jogos para todas as escolas atendidas pelo projeto.

Ao todo, 29.212 professores e 487.266 mil alunos já são beneficiados pelo programa no Brasil e mais de 10 mil alunos na experiência chilena. A proposta já alcançou 2.005 escolas em 14 estados do Brasil.

Startup educacional

A startup de conteúdo educacional Kultivi liberou as inscrições para cursos gratuitos de idiomas. São oportunidades para aprender Inglês, Francês, Espanhol, Alemão e Italiano, do nível básico ao avançado.

Os cursos de de idiomas vão do nível básico ao avançado, mas a startup oferece inclusive outras capacitações, a exemplo de cursos preparatórios para OAB e Enem. São mais de 5 mil aulas gravadas e os detalhes sobre os cursos podem ser conferidos aqui.

 

25 de novembro de 2021, 11:42

Compartilhe: