sexta-feira, 8 de maio de 2026

Equador decreta estado de exceção após fuga de líder da maior facção criminosa do país

Foto: Reprodução

Da Redação

O presidente do Equador, Daniel Noboa, decretou estado de exceção para todo o país, incluindo o sistema penitenciário, após a fuga do chefe da maior quadrilha criminosa equatoriana, José Adolfo Macías Villamar, de um presídio na cidade de Guayaquil.

De acordo com o jornal O Globo, a medida foi decretada na segunda-feira e inclui toque de recolher das 23h às 5h para a população por 60 dias e autoriza as Forças Armadas a apoiarem a polícia no patrulhamento das ruas.

Com o decreto, as forças de segurança equatorianas estão autorizadas a realizar buscas em residências em todo o território nacional e em automóveis a um raio de 1 km de presídios. Dentro dos centros de detenção, estão suspensos os direitos de inviolabilidade de correspondências e de reunião.

José Adolfo Macías Villamar, conhecido como Fito, é líder da principal facção criminosa do Equador, a Los Choneros. Ele teria fugido “horas antes” de uma operação de revista no domingo no presídio onde cumpria pena, indicou o secretário de Comunicação do governo, Roberto Izurieta, nesta segunda-feira.

09 de janeiro de 2024, 09:21

Compartilhe: