quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Escritora baiana vence o Prêmio São Paulo de Literatura

Foto: Renato Parada/Divulgação

Da redação

As escritoras Luciany Aparecida, da Bahia, e Eliane Marques foram anunciadas como vencedoras do Prêmio São Paulo de Literatura 2024, em uma cerimônia realizada na noite de segunda-feira, dia 11, na Biblioteca Parque Villa-Lobos. Em sua 17ª edição, o prêmio, promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, concede às autoras R$ 200 mil cada uma, o maior valor individual oferecido em um concurso literário no Brasil.

Na categoria Melhor Romance de 2023, Luciany foi premiada pelo livro Mata Doce, no qual retrata, em prosa lírica, os trágicos eventos que envolvem um vilarejo rural na Bahia. Aos 42 anos, Luciany é doutora em Letras e desenvolve pesquisas sobre nação, imigração, memória e identidade.

Na categoria Melhor Romance de Estreia de 2023, Eliane foi reconhecida por Louças de Família, obra ambientada na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, explorando temas de vida, morte e ancestralidade através da personagem Eluma. Aos 54 anos, Eliane já publicou em outros gêneros, como em O Poço das Marianas (vencedor do Prêmio Minuano 2022 e finalista do prêmio da Associação Gaúcha de Escritores) e E Se Alguém o Pano (Prêmio Açorianos). Com informações do Estadão.

12 de novembro de 2024, 20:00

Compartilhe: