Estação de Metrô e Terminal de Integração são inaugurados em Águas Claras

Da Redação
O Sistema Metroviário Salvador – Lauro de Freitas inaugurou, nesta terça-feira (26), a estação Águas Claras. O terminal começou a operar no início da tarde, de forma assistida, com acesso gratuito até o dia 1º de janeiro de 2024, exclusivamente no trecho Águas Claras e Campinas/Lapa.
O equipamento marca o início da circulação dos trens na região entre a Avenida 29 de Março e a BR-324. Além da estação, também foi inaugurou o novo terminal de ônibus de Águas Claras, conectado ao sistema metroviário, com linhas municipais e metropolitanas.
A inauguração da estação Águas Claras contou com as presenças do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que esteve acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do vice-governador, Geraldo Júnior.
A estrutura conta com três pavimentos, cinco escadas rolantes e três elevadores, salas técnicas de sinalização, telecomunicação, gerador, baterias e subestação auxiliar, primeiros socorros, almoxarifado, vestiário, transmissão de dados e bicicletário.
As obras, realizadas pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), custaram R$ 518 milhões para a Estação Águas Claras e R$ 72 milhões para o Terminal de Integração.
Com a nova estação, a Linha 1 do metrô foi expandida em cinco quilômetros. O serviço passou a ter uma extensão total de 38 quilômetros, abrangendo as Linhas 1 e 2, e atendendo aproximadamente 340 mil passageiros por dia.
Conforme o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o Governo da Bahia tenta ampliar a Linha 1 e inscreveu projetos para novas estações no Campo Grande e na Barra.
“O Governo Federal está presente neste projeto desde o início, lá atrás, em 2012, e até hoje mantemos presença que pode ser ampliada conforme os anúncios dos projetos inscritos no Novo PAC, que serão determinados a partir de janeiro”.
Terminal
O Terminal de Integração de Águas Claras foi projetado em consonância com o Boulevard de acesso da Estação Águas Claras e a nova passarela da Avenida 29 de Março. Ônibus urbanos e metropolitanos começam a operar no dia 2 janeiro.
O equipamento possui 32 baias de operação de ônibus e 30 vagas de estoque, além de área reservada para usuários de táxi, carro de aplicativos e moto táxis, salas administrativas, salas técnicas operacionais, guaritas e equipamento de apoio aos motoristas, cinco totens com 10 tomadas para carregamento rápido e simultâneo de ônibus elétricos e Wi-Fi.