Estaleiro Enseada vai gerar mais de 6 mil empregos com construção de navios na Bahia

Da redação
O Estaleiro Enseada, em Maragogipe, no Recôncavo Baiano, será responsável pela construção de seis embarcações especializadas após a aprovação de R$ 2,97 bilhões em recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM). O investimento, que representa mais de 50% do total destinado a empreendimentos navais no país, deve gerar mais de 6 mil novos empregos e marca a retomada da indústria naval na Bahia.
Ao todo, foram aprovados R$ 4 bilhões para 14 projetos em seis estados. A Bahia foi a mais contemplada, seguida por Pará, Santa Catarina, Amazonas, Rio de Janeiro e Pernambuco. As novas embarcações vão reforçar a frota afretada pela Petrobras.
Os recursos foram solicitados pela Compagnie Maritime Monegasque (CMM), que escolheu o Enseada por ser o único estaleiro de 5ª geração do Brasil, equipado com tecnologia de ponta e localização estratégica às margens do Rio Paraguaçu.
Segundo o secretário do Trabalho da Bahia, Augusto Vasconcelos, a iniciativa vai priorizar a contratação de mão de obra local. “O projeto vai gerar mais de 6 mil empregos diretos, aproveitando a mão de obra regional e fortalecendo a produção nacional. É um passo importante na retomada da indústria naval e na geração de renda para a população”, destacou.
O próximo passo será a assinatura do contrato de construção entre as partes, seguida da contratação do financiamento pela CMM e da liberação dos recursos pelo agente financeiro.