Estelionatário preso no Rio oferecia cursos para ensinar a aplicar golpes
Da Redação
Apontado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro como “um dos maiores estelionatários do país”, André Roger Vieira, de 36 anos, chegou a oferecer cursos voltados a interessados em aprender a praticar golpes. Segundo investigações, ele movimentou milhões de reais em esquemas fraudulentos que atingiram centenas de vítimas em Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Vieira foi preso no último dia 20 em uma cobertura no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Condenado a 50 anos de prisão, também tinha oito mandados de prisão preventiva em aberto por estelionato, lavagem de dinheiro, furto e organização criminosa. A captura foi realizada por agentes da 17ª DP (São Cristóvão), da 126ª DP (Cabo Frio) e da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DC-Polinter).
De acordo com a polícia, em 2020 o acusado fundou a empresa KingPhone, que anunciava a venda de celulares de marcas premium com promessa de entrega após 30 dias mediante pagamento antecipado de 30% do valor de mercado. Os aparelhos, porém, nunca eram entregues. No mesmo período, ele teria expandido o esquema para o setor de joias, repetindo a prática fraudulenta.
Após prejuízos no Sul do país, Vieira passou a atuar em Goiás, onde aplicou dezenas de golpes contra empresas de locação de veículos.
Depois da prisão, foi apresentado em audiência de custódia e segue detido, à disposição da Justiça. A Polícia Civil orienta que possíveis vítimas registrem ocorrência para colaborar com as investigações.








