EUA aumentam tarifas sobre produtos de beleza de dezenas de países

Da Redação
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto na noite de quinta-feira (31) que eleva significativamente as tarifas de importação sobre produtos de beleza e cosméticos provenientes de dezenas de países. A medida, que entra em vigor em 7 de agosto, atinge em cheio o Brasil, que terá taxa de até 50% sobre seus produtos, conforme informações divulgadas pela Agência France-Presse (AFP).
Segundo o governo americano, as novas tarifas variam entre 10% e 41%, sendo a mais alta destinada à Síria. Países como União Europeia, Japão e Coreia do Sul enfrentarão uma alíquota de 15%, enquanto Costa Rica, Bolívia e Equador tiveram os encargos aumentados de 10% para 15%.
No caso brasileiro, a taxa inicial de 10% valerá apenas até o dia 6 de agosto. A partir daí, será acrescida uma sobretaxa de 40 pontos percentuais — totalizando 50% —, uma decisão que, segundo a AFP, foi motivada pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe de Estado.
O decreto também eleva de 25% para 35% as tarifas sobre produtos canadenses que não se enquadram no T-MEC, alegando falta de cooperação do Canadá no combate ao tráfico de fentanil e outras drogas ilícitas.
A Casa Branca afirma que os ajustes tarifários são uma resposta a desequilíbrios comerciais e a questões geopolíticas envolvendo segurança e saúde pública.