EUA suspendem sanções à Colômbia após país aceitar imigrantes deportados
Da Redação
O governo de Donald Trump suspendeu a imposição de sanções e tarifas à Colômbia, após o país concordar em aceitar colombianos deportados dos Estados Unidos. A informação foi divulgada pela secretária de imprensa da Casa Branca em um comunicado publicado no domingo (26) à noite.
O comunicado da Casa Branca aconteceu apenas horas depois do presidente Donald Trump anunciar tarifas e sanções à Colômbia, em razão da recusa do governo colombiano em receber deportados colombianos em dois voos militares.
A nota da Casa Branca informa que o “governo da Colômbia concordou com todos os termos propostos pelo presidente Trump, incluindo a recepção irrestrita de todos os imigrantes ilegais colombianos que retornam dos Estados Unidos, até mesmo daqueles transportados em aviões militares norte-americanos, sem limitações ou atrasos”.
Diz ainda que as restrições sobre vistos de oficiais colombianos e seus familiares permanecerão ativas até que o primeiro voo com deportados colombianos chegue ao país sul-americano.
Além disso, a Casa Branca diz que a suspensão das tarifas e sanções está condicionada ao cumprimento efetivo da deportação de colombianos que residiam ilegalmente nos Estados Unidos.
De sua parte, a chancelaria colombiana também publicou um comunicado, confirmando a superação “do impasse com o governo dos Estados Unidos”.