terça-feira, 23 de junho de 2026

Ex-ministro Franklin Martins é detido e deportado do Panamá após abordagem no aeroporto

Foto: Marcia Kalume/Agência Senado

Da Redação

O ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Franklin Martins, foi detido e posteriormente deportado do aeroporto da Cidade do Panamá após tentar entrar no país.

De acordo com informações da CNN Brasil, o jornalista foi abordado por dois policiais logo após desembarcar no Panamá, onde faria conexão para a Guatemala. Durante a abordagem, Franklin Martins foi submetido a uma série de questionamentos relacionados à sua prisão em 1968, quando atuava na oposição ao regime militar brasileiro.

Segundo as autoridades locais, a deportação foi baseada em uma legislação panamenha que impede a entrada de estrangeiros com histórico de crimes considerados graves. Após o interrogatório, o ex-ministro foi impedido de seguir viagem e enviado de volta.

Após o episódio, o ministro das Relações Exteriores do Panamá, Javier Martínez-Acha, pediu desculpas pelo ocorrido e classificou a situação como um “equívoco” das autoridades migratórias do país.

O chanceler afirmou ainda que as portas do Panamá estão abertas para que Franklin Martins retorne ao país em outra oportunidade.

09 de março de 2026, 09:00

Compartilhe: