Ex-prefeito, delegado é investigado por execução de oito pessoas em operação policial na Bahia

Da redação
O delegado da Polícia Civil e ex-prefeito de Itatim (BA), Gilmar Pereira Nogueira, conhecido como “Tingão”, está sendo investigado por envolvimento na morte de oito pessoas durante uma abordagem policial em julho de 2023. Tingão foi prefeito do município por dois mandatos consecutivos, entre 2013 e 2020, pelo PSD. Ele também é uma figura ativa nas redes sociais, onde mantém apoio à atual gestão municipal e publica momentos de eventos locais, como o São João.
Na última sexta-feira (11), Gilmar foi alvo de dois mandados de busca e apreensão, parte da segunda fase da “Operação Sangue Oculto”, que apura a possível execução das vítimas. Celulares e equipamentos eletrônicos foram recolhidos em residências do delegado em Itatim e Itaberaba. Em vídeo publicado nas redes, ele afirmou estar “tranquilo” e prometeu provar que agiu “dentro da legalidade”.
As investigações do Ministério Público da Bahia (MP-BA) apontam fortes indícios de que as vítimas – incluindo três adolescentes, uma delas de apenas 13 anos – foram executadas e que a cena do crime pode ter sido alterada. A operação é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e surgiu após denúncias relacionadas à atuação de policiais militares da Rondesp Chapada, na comunidade de Morro do Tigre. Com informações do G1.