Exclusivo: “A Bahia é um mercado em expansão e importantíssimo para a Porto a Porto”, afirma Camila Podolak
por José Falcón Lopes
Com 27 anos de mercado, a importadora de vinhos Porto a Porto realizou na semana passada o seu primeiro Wine Tasting em Salvador. O evento, realizado no Hotel Intercity, reuniu cerca de 200 rótulos de vinhos de Portugal, Espanha, Itália, França, Argentina, Chile e Uruguai distribuídos por 20 estações de vinícolas premiadas. O Wine Tasting contou também com receitas da marca italiana Paganini, como massas e risotos, que foram oferecidas aos convidados para degustação.
Nesta entrevista exclusiva para a Coluna VinhosBahia, Camila Podolak, gerente de Marketing da Porto a Porto, explica que o Wine Tasting em Salvador celebrou os dois anos de inauguração da filial da importadora na capital baiana e formalizou a sua expansão na Bahia.
Neste bate-papo, ela dá dicas valiosas sobre os rótulos das principais vinícolas parceiras da Porto a Porto e afirma que o principal objetivo da importadora é fortalecer a sua presença tanto no ‘on trade’ (bares, restaurantes e hotéis) quanto no ‘off trade’ (supermercados e lojas de conveniência) na Bahia. Boa leitura.
Coluna VinhosBahia: Como surgiu a ideia de trazer o Wine Tasting Porto a Porto para Salvador?
Camila Podolak: A importadora Porto a Porto está há 27 anos no mercado nacional e, há mais de uma década, realiza a Wine Tasting nas principais cidades do Brasil. Apesar de já estarmos presentes no mercado da Bahia há anos, a estrutura física da Filial Salvador foi inaugurada em 2023. Dentro da nossa estratégia comercial e de marketing, decidimos realizar a Wine Tasting em Salvador este ano para celebrar essa inauguração e formalizar nossa expansão ao mercado baiano.
Coluna VinhosBahia: Quais os objetivos da Porto a Porto com este evento?
Camila Podolak: Nosso objetivo é apresentar ao mercado regional a diversidade do portfólio da Porto a Porto, que conta com mais de 800 itens de 110 fornecedores internacionais. Além de sermos um dos maiores players do Brasil em importação de produtos enogastronômicos, somos grandes distribuidores com presença nacional. Realizar a Wine Tasting Salvador trouxe a oportunidade de apresentar aproximadamente 200 rótulos de vinhos aos nossos clientes e parceiros, distribuídos em 20 mesas, além da linha de produtos italianos gourmet Paganini, que foram degustados pelos convidados. O evento possibilitou que os clientes tivessem contato com os exportadores que vieram ao Brasil, que conhecessem mais sobre as vinícolas e seus vinhos, ou seja, tudo é pensado para que aproxime ainda mais o mercado do nosso portfólio.
Coluna VinhosBahia: Quais as principais novidades que o Wine Tasting trouxe?
Camila Podolak: Este ano, entre as novidades, podemos destacar os produtores chilenos Tabali e Caliterra, que passaram a fazer parte do portfólio da Porto a Porto e apresentam vinhos de terroirs diferenciados, como o Vale do Limarí. Também do Chile, a vinícola Santa Carolina apresentou vinhos da linha El Pacto, recém-lançados por aqui. Do Uruguai, o produtor Montes Toscanini trouxe o lançamento Criado en Roble Albariño, um vinho branco complexo e encorpado produzido no renomado terroir de Las Piedras.
Os convidados também puderam degustar novas safras dos produtores portugueses Quinta do Zambujeiro, João Portugal Ramos, Duorum, CARMIM e Caves Messias. Destacaram-se os vinhos fortificados da Justino’s Madeira, elaborados na belíssima Ilha da Madeira.
Da Itália, destacaram-se os espumantes da linha VOGA, os impecáveis vinhos do Piemonte assinados pela vinícola Michele Chiarlo, e as linha Truffle Hunter e Luccarelli. Da França, os tintos do Vale do Rhône da vinícola Cave de Cairanne, os rótulos da Moillard, produzidos na Borgonha, e os champanhes Deutz. Da Espanha, vinhos da Rioja (Marqués de Tomares), da Ribera del Duero (linha Nuestro), Penedès (Cava Don Román) e exemplares do renomado produtor Pata Negra. Ainda da Espanha, toda a linha 99 Rosas, produzida pela Dominio de Punctum, na região de Castilla-La Mancha.
O que você destacaria na atuação da Porto a Porto hoje na Bahia?
Camila Podolak: A Bahia é um mercado em expansão e importantíssimo para a Porto a Porto. É um Estado com vocação gastronômica, com uma população que valoriza a boa culinária. E os vinhos vão de encontro a isso, pois historicamente o vinho está ligado à gastronomia. Existem opções de rótulos incríveis que acompanham tanto a cozinha baiana tradicional quanto com as diversas opções da cena gastronômica de Salvador. O objetivo da Porto a Porto é fortalecer a presença, tanto no on quanto no off trade, ampliando a diversidade enogastronômica na região. Reunir mais de 300 pessoas em Salvador, proporcionando a degustação de produtos, conversando com produtores e a interação com a nossa equipe, foi fundamental para nossa estratégia de expansão.
José Falcón Lopes é hispano-brasileiro, jornalista formado na Facom-UFBA e autor da Coluna VinhosBahia.
E-mail: colunavinhosbahia@gmail.com
Instagram: @VinhosBahia









