sexta-feira, 18 de outubro de 2024

EXCLUSIVO: “A Wine Dez deste ano terá o dobro de expositores. Isso é a minha felicidade”, comemora Marcos Gordilho

Foto: Divulgação

José Falcón Lopes

Um grande entusiasta dos mercados de bebidas e eventos na região Nordeste. Assim pode ser resumida a trajetória de sucesso e bastante criatividade do empresário Marcos Gordilho, CEO da Casa Dez, que irá realizar a 4ª edição da feira Wine Dez no dia 01/11 no Shopping da Bahia, em Salvador, e no dia 02/11 na Loja Casa Dez em Aracaju, Sergipe.

Neste bate-papo exclusivo com a Coluna VinhosBahia, ele comemora o crescimento da Wine Dez e avisa em primeira mão que no dia 23 deste mês, a loja da Casa Dez do Shopping da Bahia irá sediar o lançamento do primeiro espumante safrado no Brasil produzido pela Casa Perini. Abra um bom vinho e aprecie a entrevista.

Coluna VinhosBahia: Marcos, você pode contar um pouco da sua história com o mercado de vinhos?
Marcos Gordilho: A Casa Dez surge ligada ao mercado de eventos, a festas e muito ligada a bebidas destiladas. Nosso ano acaba no pós-carnaval. Em 2020, fizemos o maior carnaval da história, todos os réveillons de Alagoas para a Bahia, estávamos nos sentindo “os reis”. Aí veio a pandemia, que acabou com tudo e exigiu muito dos empresários, muita criatividade e persistência. Trabalhamos todos os dias, ao contrário de ficar recluso. Mas nosso negócio tinha virado pó. Tínhamos uma loja na Ceasinha que não era o nosso foco, era o nosso “showroom” (mostruário). E começamos a perceber que o vinhos estava crescendo. E foi daí que surgiu a visão, a habilidade e a criatividade. As pessoas estavam comprando seis garrafas de vinho, doze garrafas de vinho, uma coisa que eu nunca tinha visto até então. E eu tinha na minha cabeça algo mais ou menos formatado sobre o mundo do vinho.

Antes da pandemia eu dizia o seguinte: se o vinho crescesse 10% na Bahia, eu dobrava de tamanho. Eu tinha isso na minha cabeça. Não me pergunte que dado foi esse, de onde eu tirei essa informação. Acho que o empresário que está sempre muito envolvido no negócio, que está vivendo o dia-a-dia, sabe muito. Foi quando eu precisei providenciar mais vinho, porque o estoque que eu tinha estava acabando. Não era a expectativa, porque eu tinha uma sobra muito grande de destilados do carnaval. E daí começamos a focar em vinho, em fornecedores. Tudo que a gente colocava na loja de vinho rodava. Era impressionante. Eu tinha feito algumas viagens como prêmio da venda de bebidas destiladas em que eu conheci gente do Brasil todo. Nessas viagens, algumas pessoas diziam que importavam vinho através de um grupo. E aí veio a ideia de importar direto através de um grupo. Então importamos direto. Uma empresa que saiu do nada, da distribuição de destilados e realização de eventos, e de repente se transforma numa importadora. Olha que loucura. Fizemos uma primeira importação da Argentina. Foi um negócio muito louco. Chegou o produto tudo perfeito, direitinho e tal. Fizemos uma segunda importação da Argentina e aí começamos a perceber que a importação não valia a pena porque não dava poder de negociação. E aí foi quando um grupo nos aceitou e, realmente, tudo mudou. Existe um coordenador, que é uma pessoa focada em buscar os melhores preços e negociações para nós, distribuidores e importadores. É assim que a gente busca levar o melhor preço, a melhor experiência para o consumidor final.

Coluna VinhosBahia: A feira Wine Dez, que vai acontecer em Salvador no próximo dia 01/11 no Shopping da Bahia em Salvador e no dia 02/11 na Casa Dez em Aracaju (SE), já está na sua 4ª edição. Como surgiu a ideia de criar este evento?
Marcos Gordilho: O Wine Dez surgiu do grupo de importação. Porque o coordenador do grupo instituiu que os produtores de vinho, uma vez por ano, estariam à nossa disposição fazendo uma “road trip”, colocando em exposição até quinze produtores, que são na maioria das vezes os donos das vinícolas ou os seus enólogos. Aí veio para mim a primeira edição, que foi uma loucura, ali no foyer do cinema do Shopping da Bahia. E foi um sucesso. Tivemos que suspender o acesso. Geramos uma experiência muito legal para o consumidor.

Fizemos a segunda edição no Yacht Clube da Bahia, que também foi uma experiência muito inovadora, em que fizemos depois um jantar harmonizado com as vinícolas para 100 pessoas. E o mais interessante foi a terceira edição – que foi uma coisa muito louca da minha cabeça -, que foi fazer a Wine Dez na Alameda das Grifes do Shopping da Bahia. E pra minha surpresa foi um estouro. Tivemos 530 pessoas no evento, em que os consumidores puderam provar vinhos do mundo todo, praticamente. Vários tipos de vinhos, dos mais baratos aos mais caros. Houve uma interação do consumidor com o produtor do seu vinho preferido e isso foi o mais legal, porque isso não acontece normalmente nas feiras de vinho aqui em Salvador.

Coluna VinhosBahia: Quais os principais destaques da Wine Dez este ano? E quais as novidades em relação às edições anteriores?
Marcos Gordilho: Agora, na 4ª edição da Wine Dez, nós vamos repetir a dose. Estamos vendendo ingressos para o mesmo número de pessoas da edição passada, não vamos abrir mais. E estamos trabalhando para oferecer a melhor experiência de vinhos para o consumidor. O destaque deste ano fica para a evolução da Wine Dez: este ano estamos entrando com o dobro de expositores. Isso é a minha felicidade. Estamos com o apoio dos consulados da França, do Chile, da Argentina e de Portugal, que estarão presentes no evento. Isso é muito legal. E o melhor de tudo: temos o apoio da revista Adega, que estará no evento distribuindo revistas que promovem o vinho como um todo. A revista Adega organiza a maior feira de vinhos da América Latina, a Prowine. E o dono da feira está acreditando no nosso evento.

O ingresso para a Wine Dez 2024 custa R$ 150, com um “cashback” de R$ 70. A pessoa ganha uma taça e tem direito de experimentar os vinhos à vontade. Será aqui em Salvador no dia 01/11, na Alameda das Grifes do 3º Piso do Shopping da Bahia, das 19h às 21h30. E em Aracaju, Sergipe, a Wine Dez vai acontecer no dia 02/11, na Loja Casa Dez, também das 19h às 21h30. Mais informações nas nossas lojas físicas, no site www.casadez.com.br ou pelo WhatsApp 71 98173-0496.

Coluna VinhosBahia: A Casa Dez também criou o Degust Dez. Você pode explicar como funciona este novo produto?
Marcos Gordilho: Antigamente, a gente fazia muita degustação em loja, quando ia uma promotora, abria uma garrafa de vinho e oferecia para os clientes passantes. A gente divulgava nas redes sociais, mas era uma coisa muito sem graça, um negócio muito frio. Aí a nossa nova gerente das lojas teve a ideia de fazer uma mini-feirinha. Então o Degust Dez é uma mini-Wine Dez, em proporções bem menores, com menos produtores, em que mais uma vez ofertamos ao nosso cliente uma experiência única: ele pode provar vários tipos de vinhos ao mesmo tempo. Há todo um envolvimento das equipes de cada loja para convidar os seus clientes e isso tem sido um sucesso.

Coluna VinhosBahia: Existe mais alguma informação que a Casa Dez queira divulgar para os leitores da coluna?
Marcos Gordilho: A Casa Dez é hoje a única loja de Salvador especializada em bebidas. Você vai encontrar de tudo. Hoje a Casa Dez é uma referência em bebidas para eventos, em casamentos e aniversários, principalmente. Fazemos todo um processo de consignação. E uma novidade: que é a recolha das sobras durante a madrugada. A maior dor de cabeça para quem organiza um evento é acabar a festa em um lugar que não é a sua casa e ter que recolher as sobras. Nesse momento entra a Casa Dez oferecendo o serviço. Se a festa acabar 1 hora da manhã, nossa equipe – formada por motorista e ajudante – irá naquele horário recolher o que sobra. Isso tem dado uma segurança, uma tranquilidade enorme aos nosso clientes. Agregou muito para quem faz festas. Principalmente casamentos. Neste final de semana vamos atender a um casamento em Praia do Forte. Eu envio um caminhão para o casamento com as bebidas compradas e as bebidas consignadas – esse é outro ponto forte nosso. Esse caminhão fica lá parado no local do casamento, que não tem estrutura para depósito. E aí, após o casamento, a equipe do caminhão recolhe o que sobrou das bebidas e volta para o nosso depósito. Este é um serviço único e exclusivo da Casa Dez.

A Bahia hoje entrou no circuito mundial de vinhos. Sem falsa modéstia, a Casa Dez conseguiu levar a Bahia para o mundo. Quando se fala em vinho com os vinicultores, com os produtores e com os enólogos, a Casa Dez hoje é uma referência. Os enólogos estão cada vez mais vindo à Bahia para divulgar seus vinhos e eles passam por nossas lojas, onde são ofertadas “masterclasses” para os nossos clientes e para apreciadores. Agora mesmo, no dia 23, acontecerá no Shopping da Bahia, o lançamento do primeiro e único espumante safrado no Brasil, que é da Casa Perini. Teremos uma “masterclass” com Bruno Perini, na verdade, será um bate-papo, em que ele vai poder autografar as garrafas e o consumidor poderá degustar os espumantes safrados. Estão todos convidados.

12 de outubro de 2024, 07:00

Compartilhe: