Exclusivo: Empresária soteropolitana lança marca Tappo Vino de espumante e vinho branco em latinhas
A soteropolitana Macele Virgine é enófila e empreendedora nata. Ela encontrou nas latinhas de espumante Brut (espumante seco em boca e com baixo teor de açúcar) e de vinho branco da uva Chardonnay produtos perfeitamente adaptados ao clima tropical da capital baiana.
Proprietária da loja online Tappo Vino, que dá nome à linha de latinhas lançada no final do mês de julho, Macele Virgine organiza também a Confraria Delas Tappo, que vem democratizando o acesso e o conhecimento sobre vinhos em Salvador.
Nesta entrevista exclusiva para a Coluna VinhosBahia, Macele Virgine conta um pouco da sua trajetória e aponta tendências como a customização de produtos no mercado de vinhos. Boa leitura.
Coluna VinhosBahia: Como você começou sua trajetória no mundo dos vinhos?
Macele Virgine: Comecei como enófila, com muita curiosidade e muito estudo. Em 2022, eu estava pesquisando sobre espumantes para o meu casamento. Em meio às pesquisas na internet encontrei o mentor Diego Bertolini e foi aí que eu passei a ter mais curiosidade pelo mercado de vinhos e de imediato abri a loja online orientada por ele.
Tenho o curso de profissionais do vinho da Educa Vinhos com o Diego Bertolini, curso de harmonização com a Sommelier School e estou me preparando para o WSET 2, que vou finalizar na Enocultura.
Coluna VinhosBahia: Quando surgiu a ideia de vender vinhos em lata?
Macele Virgine: Comecei a vender os vinhos nas redes sociais sempre buscando a inovação dos produtos. Fui buscando fornecedores, trazendo exclusividades, nada de vinho vendido em prateleiras de supermercado. Com isso, criei um produto para agregar mais valor à marca. A margem do vinho não é muito expressiva, então é interessante que a gente crie produtos como kits para presentes. Tentei seguir numa linha de kits para presentes montando cestas, kits com vinhos e queijos, enfim. E criei um risoto, que é um produto que precisa de vinho. Então o público que comprava o risoto passou a conhecer o vinho. E foi aí que conheci a latinha de vinho de uma marca e pensei: vou fazer kits de risotos com latinhas de vinhos. E percebi que latinha de vinho de 269ml é um bom negócio aqui para a Bahia, para o nosso clima, para a praia e a piscina. E moramos em um lugar que precisa dessa praticidade.
Fui conhecendo os vinhos e o meu público também, fui focando nos meus clientes. Muita gente me falava que tinha que ser espumante pelo clima da cidade de Salvador. Mas qual seria o espumante? Mais de 80% do público brasileiro de vinhos bebe moscatel, mas meu público não bebe. Então tive que buscar um equilíbrio. Então escolhi um espumante Brut e fui buscando as vinícolas. Foi aí que encontrei a Vinícola Giaretta (de Guaporé, na Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul). Conheci o vinho deles em feiras. Chegamos a um denominador comum para o espumante brut e para um vinho branco da uva Chardonnay, que remete muito às frutas da minha infância: com notas de abacaxi e maçã. Fui então para a criação de uma marca que agradasse tanto o público feminino quanto o masculino. Como eu queria um espumante que remetesse a flores e frutas tropicais, as frutas e as flores tinham que vir na latinha.
Coluna VinhosBahia: Qual o significado da marca Tappo Vino?
Macele Virgine: É um nome italiano. Tappo significa rolha e Vino significa vinho. Eu mesma fui buscando como seria a marca e, lógico, aperfeiçoei com um designer.
Coluna VinhosBahia: Quais as variedades de vinhos que você vende em lata? E qual a quantidade mínima para a venda?
Macele Virgine: Tanto a latinha do espumante Brut quanto do vinho branco Chardonnay custam R$ 21,90 cada. Não tem quantidade mínima. Quem quiser, pode comprar a partir de 1 unidade. A taxa de entrega é o valor da corrida pelo Uber Flex ou pela nossa tabela própria a partir de R$ 22,00. Entregamos em Salvador e nas cidades da Região Metropolitana.
Coluna VinhosBahia: Quais seriam outros pontos fortes das suas vendas online?
Macele Virgine: Um dos nossos pontos fortes é a personalização dos rótulos de vinho. Por exemplo: se você quer presentear um pai com um vinho com o nome dele ou com uma frase. É uma customização conforme o pedido do cliente. O contra-rótulo não é retirado. As informações obrigatórias do vinho são mantidas: percentual de álcool, uvas, fabricante.
Coluna VinhosBahia: Você acha que as mulheres vêm ganhando espaço no mundo dos vinhos ou este é um segmento ainda muito masculino?
Macele Virgine: As mulheres estão ganhando muito espaço no mundo dos vinhos. Antigamente, era muito raro uma mulher falar sobre vinhos nas redes sociais, hoje temos muitos nomes. É assim também na profissão de sommelière. Antes era só para homens. Hoje, não. Temos mulheres dando show no mercado de vinhos. E o meu público é muito feminino com foco em presentes personalizados. Agora é que está crescendo o meu número de clientes homens. Sempre pensei no vinho para mulher e em kits para que uma mulher dê de presente. Eu queria entrar nesse universo, tenho mais abertura por esse universo. Antes meus clientes eram 90% mulheres e só 10% homens. Hoje, são 75% mulheres e 25% homens.
Apesar de eu vender várias linhas de vinhos e perceber que muitos dos compradores para o consumo são homens, a loja nasceu pensando na experiência feminina, e é com esse público que crio as conexões mais profundas.
Foi daí que surgiu a ideia de criar uma confraria exclusiva para mulheres, um espaço leve e acolhedor para falarmos sobre uvas, regiões, harmonizações e participar de eventos juntas. Muitas chegam tímidas, com receio de perguntar ou se expressar, e aos poucos vamos quebrando esses tabus, taça por taça.
Além disso, comecei a promover degustações guiadas com experiências extras, como pintura em taças e oficinas sobre perfumes, um jeito sensorial e divertido de explorar o mundo do vinho.
Mas aqui todo mundo é bem-vindo.
Homens, mulheres, iniciantes ou apaixonados por vinho: a porta está aberta para quem quiser brindar bons momentos.
Coluna VinhosBahia: Qual o nome da sua confraria e qual a frequência dos encontros?
Macele Virgine: Confraria Delas Tappo. Hoje somos 71 mulheres. Os encontros acontecem de 2 em 2 meses e faremos o próximo em setembro.
Coluna VinhosBahia: Tem mais alguma informação que você acha importante destacar para os leitores da Coluna VinhosBahia?
Macele Virgine: Meu principal objetivo é democratizar o vinho. Tornar ele acessível não apenas em preço, mas o seu conhecimento. Quem não gosta ainda de vinhos pode começar a experimentar com uma latinha, que tem apenas 269ml. Não precisa começar por uma garrafa. É para ser esse ponto de partida. A pessoa que ainda não conhece vinho pode ter essa oportunidade através de um produto acessível em preço e para chegar em todo lugar.
#A Coluna VinhosBahia é de autoria do jornalista José Falcón Lopes (colunavinhosbahia@gmail.com).
Instagram: @VinhosBahia









