EXCLUSIVO: Silvana Alves conta todas as novidades do 1º Simpósio do Vinho Nacional na Bahia

por José Falcón Lopes
À frente da organização do 1º Simpósio do Vinho Nacional na Bahia, a sommelière Silvana Alves conta nesta entrevista exclusiva para a Coluna VinhosBahia todos os detalhes deste evento, que vai acontecer no dia 02 de junho, a partir das 17h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.
Formada pela conceituada Escola Celebrare e certificada pela International Sommelier Guild (ISG), Silvana entende que o consumo de vinho nacional vive uma tendência crescente. Além da evolução da qualidade dos rótulos brasileiros, ela observa que “o vinho nacional gera muito emprego e renda. Precisamos chamar a atenção para a sua importância no crescimento do País. Essa é uma luta de todos nós”, defende.
Os painéis do Simpósio irão tratar de temas como produção ecológica de vinho, enoturismo e programas educacionais contínuos para a formação de profissionais do setor. Boa leitura.
Coluna VinhosBahia: Você pode contar um pouco da sua trajetória no mundo dos vinhos?
Silvana Alves: Na pandemia, como a gente tinha que ficar em casa, comecei a cozinhar e comprar vinhos. E eu queria entender mais sobre harmonização. Fui buscar na internet. E logo que os eventos foram liberados, eu comecei a participar de eventos de vinhos, degustações e fui me apaixonando. Hoje, trabalhar com vinhos é algo muito prazeroso para mim. É uma paixão. Uma das maiores motivações profissionais é saber que sempre tem algo que a gente ainda não sabe, ou não viu, ou não degustou ainda.
Coluna VinhosBahia: Como surgiu a ideia de organizar o 1° Simpósio do Vinho Nacional na Bahia?
Silvana Alves: Profissionais de toda a cadeia do vinho têm observado diversas questões em aberto. Há a necessidade de alinhar entendimentos, de padronizar processos. Costumo dizer que o vinho nacional não retrocede. Mas ele tem crescido de forma desordenada. E a ideia de organizar o Simpósio é para chamar especialistas, profissionais do ramo, produtores para uma grande conversa sobre os próximos passos, sobre o futuro do vinho nacional.
Coluna VinhosBahia: Quais são as pessoas e instituições que estão à frente dessa iniciativa?
Silvana Alves: O Simpósio vai contar com a participação de especialistas, profissionais do vinho, sommelieres, juízes internacionais, enólogos, produtores, lojistas e importadores que vão falar um pouco sobre suas trajetórias, vão trocar experiências e dizer o que esperam para o futuro do vinho nacional, que está numa crescente e gera muito emprego e renda. Precisamos chamar a atenção para a sua importância no crescimento do País. Essa é uma luta de todos nós.
Coluna VinhosBahia: Qual o principal objetivo desse evento?
Silvana Alves: É estreitar diversas ideias, diversos projetos dos muitos profissionais que temos aqui na Bahia. Trazer também o incentivo estadual, municipal, trazer ONGs, entidades privadas, instituições de ensino, enfim, toda a cadeia produtiva para que a gente chame a atenção para o crescimento do mercado do vinho nacional e possa nortear os próximos passos.
Coluna VinhosBahia: Como você analisa o atual momento do vinho nacional na Bahia?
Silvana Alves: Em uma crescente, ainda que modesta. Porque temos muitas dificuldades tributárias, logísticas e culturais, porque o baiano ainda não tem o vinho como a sua principal bebida. O consumo está crescente e o cenário é animador. Nos anima saber que estamos consumindo mais vinhos nacionais.
Coluna VinhosBahia: E como você acha que esse cenário estará aqui na Bahia no médio prazo? Por exemplo, daqui a cinco anos?
Silvana Alves: É um cenário promissor. Hoje a Bahia já tem uma Capital do Vinho na Chapada Diamantina, que é Morro do Chapéu. Temos o Vale do São Francisco. Temos uma produção de vinhos que só cresce e com vinhos premiados. Temos profissionais do vinho que fazem um trabalho de ensino do vinho, ainda que isoladamente. E o simpósio vem pra reunir essas questões, ideias e projetos, para que daqui a cinco anos a Bahia esteja no calendário de grandes eventos nacionais e internacionais do vinho.
Coluna VinhosBahia: Tem mais alguma informação que você acha importante destacar para os leitores da Coluna VinhosBahia?
Silvana Alves: O Simpósio terá também estandes para degustação e venda de vinhos. É um evento gratuito, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo site do Sympla. Espero todos vocês lá.