Explosão em fábrica clandestina de fogos fere dois jovens na zona rural de Maragogipe

Da Redação
Uma explosão em uma fábrica clandestina de fogos de artifício deixou dois jovens feridos na tarde desta terça-feira (24), na comunidade de Samambaia, zona rural de Maragogipe, no Recôncavo Baiano. Um dos feridos, de 17 anos, teve ferimentos graves e precisou ser transferido de helicóptero pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) para Salvador. A outra vítima, de 25 anos, foi levada para a capital em uma ambulância.
A Polícia Civil da Bahia informou que a ocorrência está sendo investigada pela Delegacia Territorial de Maragogipe. Testemunhas estão sendo ouvidas e provas estão sendo coletadas para apurar as causas da explosão.
O acidente ocorreu no último dia das festividades de São João no município, que contou com quatro dias de programação e apresentações de artistas como Seu Maxixe, Virgílio e Silvanno Salles.
Fiscalização intensificada
A explosão ocorre em meio a uma grande operação de combate à produção e comércio ilegal de fogos de artifício no estado. Nos dias 12, 13, 17 e 18 de junho, a Polícia Civil da Bahia apreendeu cerca de 2,5 milhões de unidades de fogos irregulares — o maior volume registrado nos últimos dez anos. As apreensões ocorreram em Salvador e em cidades como Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Sapeaçu, Serrinha e Feira de Santana.
Além da interdição de quatro estabelecimentos e da fiscalização de 58 pontos de venda, as equipes também localizaram uma fábrica clandestina em Alagoinhas, onde cinco trabalhadores foram encontrados em condições análogas à escravidão. Quatro inquéritos foram abertos para apurar os crimes. Todo o material apreendido foi destruído.
Segundo levantamento da corporação, não há nenhuma fábrica de fogos de artifício legalmente registrada em funcionamento na Bahia.