terça-feira, 29 de abril de 2025

Fenômeno atmosférico raro provoca apagão em Portugal e em vários países da Europa

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Da Redação

A REN – Redes Energéticas Nacionais – informou que a falha no fornecimento de eletricidade registrada nesta segunda-feira (28) em Portugal foi causada por um fenômeno atmosférico raro, denominado “vibração atmosférica induzida”. O evento, segundo a operadora, teve origem em uma falha na rede elétrica da Espanha.

De acordo com a REN, oscilações incomuns nas linhas de alta tensão (400 KV) foram provocadas por variações extremas de temperatura no interior espanhol. A recuperação total da rede elétrica poderá levar até uma semana, alertou a empresa.

O apagão não se restringiu a Portugal. Alemanha, Bélgica, Espanha e França também foram afetados, além da possível extensão dos efeitos ao Marrocos, conforme especulou o ministro Manuel Castro Almeida, em entrevista à emissora RTP. “Trata-se de um evento de grande escala que, pela sua dimensão, seria compatível com um ciberataque. No entanto, essa informação ainda não foi confirmada”, afirmou.

O blecaute começou por volta das 11h30 (horário europeu), impactando as comunicações telefônicas e provocando lentidão no serviço de internet. Em Lisboa, o metrô teve suas operações suspensas, e passageiros relataram ter ficado presos nos vagões durante a interrupção.

28 de abril de 2025, 12:40

Compartilhe: