Fernando Vita descarta antecipar aposentadoria e desagrada candidatos a substituto no TCM

Da Redação
O jornalista Fernando Vita, conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), descartou antecipar a aposentadoria compulsória e desagradou parcela da Assembleia Legislativa da Bahia que tem pressa em indicar o substituto. Parlamentares, sobretudo candidatos à vaga, enviaram emissários ao julgador para sondar a possibilidade, que foi negada.
Vita se aposenta no dia 21 de dezembro, segundo informou o próprio TCM. Com isso, não haverá tempo para que a Assembleia indique ainda este ano o substituto, evitando, com isso, a disputa em meio à votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite a segunda reeleição do presidente do Legislativo, Adolfo Menezes (PSD), também prevista para o início de 2024. A Casa deve entrar em recesso no dia 18 de dezembro.
As inscrições para os candidatos ao TCM, no entanto, devem ser abertas ainda este ano, mesmo durante o recesso. Isso ficou acertado na última terça-feira (28) durante reunião entre Adolfo e os líderes do governo, Rosemberg Pinto (PT), e da oposição, Alan Sanches (União). Para isso, o TCM precisa informar oficialmente sobre a aposentadoria de Fernando Vita e o governador Jerônimo Rodrigues (PT) deve encaminhar à Assembleia o pedido para a indicação da vaga.
Entre os deputados estaduais, são candidatos ao TCM Fabrício Falcão (PCdoB), Paulo Rangel (PT), Roberto Carlos (PV) e Rogério Andrade (MDB). De fora do Legislativo postulam a vaga os deputados federais Daniel Almeida (PCdoB) e Josias Gomes (PT). O secretário estadual de Infraestrutura, Sérgio Brito (PSD), que é deputado federal licenciado, também está no páreo, além do ex-deputado Marcelo Nilo (Republicanos), nome ligado à oposição.
Há um entendimento na Assembleia de que o próximo escolhido seja um deputado de mandato. Jerônimo garantiu que não vai interferir. Pelo rodízio, a indicação cabe ao Legislativo, mas isso não impede que, como ocorreu nas últimas ocasiões, inclusive na escolha da ex-primeira-dama Aline Peixoto ao TCM, no primeiro semestre, seja eleito um candidato de fora da Casa.