sábado, 4 de janeiro de 2025

Festival em Cachoeira destaca as diversas vertentes do samba de roda

Cachoeira, a 120 km de Salvador, recebe nesta sexta (11) e no sábado (12), a primeira edição do Festival de Samba de Roda (FéSamba). O evento louva o tradicional ritmo do Recôncavo baiano com programação bastante diversa. Como não poderia deixar de ser, o samba de roda é a grande estrela do festival e aparece em variadas facetas.

Nesta sexta, a partir das 18 horas, sobem ao palco os grupos Filhos de Nagô, Rita da Barquinha, Filhos de Caquende e Pirombeira, com participação de Roberto Mendes. Já no sábado, os shows serão de Levando o Amor, Gege Nagô, Samba de Roda de D. Dalva, Tati Lima, Barlavento e Bule Bule.

“As diferentes linguagens mostram a diversidade do samba de roda. São sambas diferentes, com outros instrumentos, e cada um tem as suas possibilidades no ritmo”, defende o cineasta e produtor Jorge Pacoa.

Ele explica que além da sonoridade típica do Recôncavo, representado pelos grupos cachoeiranos Samba de Roda de D. Dalva e Filhos de Caquende, a programação inclui o samba do sertão do Levando o Amor, de Ipirá, e o samba do Barlavento, influenciado pelo mar e pelos pescadores.

11 de setembro de 2015, 08:30

Compartilhe: