segunda-feira, 11 de maio de 2026

Flamengo encerra a canoagem e dispensa medalhista olímpico Isaquias Queiroz

Foto: Wander Roberto/COB

Da Redação

O Flamengo decidiu encerrar a modalidade de canoagem em seu planejamento esportivo e, com isso, dispensou o medalhista olímpico Isaquias Queiroz. A medida foi tomada pela diretoria rubro-negra como parte de uma reavaliação estratégica do esporte olímpico do clube.

Em nota oficial, o Flamengo informou que a decisão está alinhada à filosofia de investir em modalidades que permitam excelência competitiva associada à formação de base, desenvolvimento de atletas e manutenção de estruturas permanentes. Segundo o clube, a canoagem deixou de atender a esses critérios.

Isaquias, um dos maiores nomes do esporte olímpico brasileiro, tinha contrato renovado em março para o ciclo até os Jogos de Los Angeles-2028. Medalhista nas três últimas Olimpíadas (Rio-2016, Tóquio-2020 e Paris-2024), o canoísta somou cinco medalhas olímpicas: três no Rio (duas pratas e um bronze), ouro em Tóquio no C1 1000m e prata em Paris, na mesma prova.

O Flamengo justificou a decisão afirmando que os atletas da canoagem não residem nem treinam no Rio de Janeiro, o que, segundo a diretoria, inviabiliza a consolidação de um trabalho estruturado de base. Além de Isaquias, também foram desligados Gabriel Assunção, Mateus dos Santos e Valdenice do Nascimento.

A decisão surpreende porque, meses atrás, o então diretor de esportes olímpicos, Marcus Vinicius Freire, havia classificado a permanência de Isaquias como prioridade, destacando a renovação de todos os medalhistas olímpicos do clube após Paris-2024.

Além da canoagem, o Flamengo também anunciou o encerramento do pararremo. Com isso, foram dispensados os atletas Michel Pessanha, Gessyca Guerra, Diana Barcellos e Valdenir Junior.

Na nota, o clube agradeceu aos atletas pelos anos de serviços prestados, pelas conquistas alcançadas e desejou sucesso na continuidade de suas carreiras esportivas.

05 de janeiro de 2026, 15:20

Compartilhe: