Ford abre inscrições para curso gratuito de programação com 300 vagas na Bahia
Da Redação
A Ford abriu inscrições para novas turmas do programa Ford <Enter> na Bahia e em São Paulo, com mais vagas e conteúdo técnico ampliado. O curso gratuito capacita pessoas em situação de vulnerabilidade social para atuar como programadores de software, uma profissão muito valorizada no setor de tecnologia, com foco na empregabilidade.
As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (7) pelo site da Ford. Este ano, serão oferecidas 540 vagas no Brasil, sendo 300 na Bahia. Atualmente, estão abertas 90 vagas no estado, com turmas nos turnos da manhã e noite no Cimatec Orlando Gomes e à tarde no Cimatec Digital e Criativo, no Pelourinho. As aulas começam em março.
O programa inclui aulas de inglês técnico, lógica de programação, habilidades comportamentais, além de mentorias e palestras. Além de ser gratuito, o curso oferece ajuda de custo para alimentação e transporte, além de suporte pedagógico e assistência social.
Para participar, não é necessário ter experiência em tecnologia. Os requisitos são: ter 16 anos ou mais, estar com o ensino médio em andamento ou completo, possuir renda familiar de até quatro salários mínimos e residir na região metropolitana de Salvador ou São Paulo.
No final do curso, os alunos recebem um certificado do Senai e apoio na preparação para entrevistas e busca de oportunidades de trabalho, através da Rede Cidadã, responsável pelo processo seletivo e desenvolvimento socioemocional dos participantes.
O Ford <Enter> é realizado em parceria com o Global Giving, Senai-BA, Senai-SP e Rede Cidadã. O objetivo do programa é conectar o crescente setor de tecnologia a pessoas que enfrentam dificuldades de acesso ao mercado de trabalho por falta de capacitação.